17 agosto 2013

Do Cantinho da Shadow:
A Fazenda em Alerta



A Fazenda em Alerta

É sabido que o comportamento antissocial é um transtorno de conduta que fere não só as normas como os direitos individuais do outro.  E nesse quadro incluem-se perseguir, atormentar, ameaçar ou intimidar. A conduta de alguns em A Fazenda em relação à Denise, após a saída da Lu, encaixa-se perfeitamente nesses critérios, sem tirar nem por. Ela provoca isso, dirão alguns. A questão aqui não é quem nasceu primeiro: se o ovo ou a galinha. Até se pensarmos na hipótese de que ela de fato provoque sua rejeição, isso dá a alguém o direito de iniciar uma luta corporal agredindo-a com água gelada e cusparadas, como se viu também com Andressa? Luta corporal? Sim, embora a emissora tenha fechado os olhos, isso é tipificado como luta corporal porque existe a intenção deliberada de encharcar o outro com água e atingi-lo com o próprio cuspe, e com isso intimidá-lo e humilhá-lo. Ora, pergunta-se: O fato de uma pessoa nos incomodar no trabalho, na universidade, na vizinhança... é motivo para que nos municiemos de rodos ou baldes de água gelada para acertar nossas diferenças? Nenhum de nós é uma unanimidade onde quer que estejamos. Quem participa de um reality deveria saber disso, ainda mais quando a disputa é por um prêmio em dinheiro. Sempre haverá alguém em dissonância conosco, sempre haverá quem nos ame e nos odeie. Isso é inexorável. E por não aceitar essa situação, a melhor saída é o confronto? Óbvio que não! Senão viveríamos numa guerra constante com todos que nos cercam.

Além do mais, o que chama a atenção do episódio exibido esta semana em rede nacional, é que a ideia de arremessar água gelada na Denise durante a festa foi sendo articulada por todos e em grupo, sem que ninguém lembrasse ou se importasse com o respeito que deve haver aos limites do outro. Foi triste, muito triste ver homens agredindo mulheres com palavras de baixo calão e atitudes extremamente vexatórias e hostis, numa época em que há tanta violência contra a mulher. Até mesmo depois que tudo aconteceu não houve o menor sofrimento ou constrangimento por parte de nenhum dos envolvidos: uns ficaram com cara de paisagem, outros se acabaram de tanto rir e outros se deliciaram degustando com prazer episódio tão dantesco. Sim, porque se alguém acreditou no pedido de desculpas do Mateus, deve acreditar também no Coelhinho da Páscoa, Papai Noel... Tem algo muito errado com aqueles jovens que estão ali e outros que são mães e pais e se permitiram deixar que a situação rolasse daquela maneira. Que exemplo degradante 
passaram para os seus!!! 

E quem aqui fora achou tudo aquilo engraçado e divertido “a la Yudi”, ou desculpável, é bom que pare e reflita sobre seus conceitos e valores.

Se isso tivesse acontecido numa balada aqui em São Paulo teriam sido expulsos pelos seguranças do estabelecimento, correndo o risco até de todos terem que ir se explicar na delegacia.

As cenas que se viram em A Fazenda foram deprimentes, isso sem se falar na linguagem chula que ecoou pelos quatro cantos de Itu. Mas... mais deprimente ainda, a meu ver, foi a postura da emissora. Tinha que ter tido punição com expulsão de pelo menos um, até por seu efeito profilático. Não sei o que o Carelli entende por agressão física, mas cusparadas, arremessar balde com água e pedras de gelo na direção de alguém e empunhar um rodo sobre a sua cabeça são considerados sim transtornos de condutas e atitudes antissociais, que só tendem a se acirrar em razão do confinamento ou diante de alguma contrariedade. Queria ver se fosse com ele, o que iria achar.

A maioria ali tem pavio curto e baixa tolerância à frustração. Todos a um bom tempo estão dando uma banana para a direção do programa, regras e punições, que Brito Jr. afirma na maior desfaçatez serem severas. Oiiii??? Severas em que, se não fazem nem cosquinhas neles? A produção está perdendo o controle passando a mão na cabeça de alguns, como se tudo não passasse de uma brincadeira de criança. Não tem criança lá nem inocência. O que se viu foi grave e só tende a piorar diante da omissão de quem tem o dever de coibir condutas hostis e inadequadas. Estão esperando o que para agir? Que eles se matem entre si? Que ateiem fogo e depredem a fazenda, como já o fizeram com o banheiro?

O fato é que a Rede Record de televisão está transformando A Fazenda em uma extensão do “Cidade Alerta”. Melhor seria assumirem de uma vez e mudarem o nome da atração para “Fazenda em Alerta”. Exploraram até o osso a traição de Aryane entrevistando o marido e depois a própria; fizeram o mesmo com a traição do Tony enquanto Sheila estava confinada, entrevistando inclusive a outra. Estão usando e abusando de cenas de violência e agora sexo explícitos, sem qualquer punição ou censura. Estão apostando na miséria humana.

Será que vale tudo para conseguir um pontinho a mais na audiência? Vergonha alheia, viu!!!

Shadow
@ Shadowtweetando



14 comentários:

  1. Se meelhorar estraga. Seu texto exprime todo o meu sentimento. Parabéns !

    ResponderExcluir
  2. Concordo 100% com o seu texto! Acho impressionante que tenha gente achando tudo bonito, em que nível o povo chegou de jogar comida na cama dos outros, esfregar sapato no travesseiro, jogar balde de água com gelo e chegar ao limite da "quase agressão física" com cusparadas. Ano passado, o Lucas de A Fazenda de Verão foi expulso por muito menos que isso. Esse ano, pelo jeito estão esperando acontecer alguma tragédia para começarem a se preocupar...

    ResponderExcluir
  3. Será que ninguem percebeu que a Bárbara é a grande vilã desta edição . Ela sempre esta no meio de grande parte das brigas. E está nitido que toda rejeiçao que o Mateus está tendo e por causa dela. Ele tem que parar de tomar as dores dela. Pois ela ja tem belos e maravilhosos 22 anos. Embora pareça um bebe de 2 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Detesto a Bárbara, mas a grande vilã dessa edição é a Denise sem dúvida alguma. Ela quer causar e brigar a qualquer custo, inventa confusões não sei se é parecer (desconfio que seja esse o real motivo) ou porque ela tem problemas mesmos. É baixa pra caramba, quando por exemplo disse que a Andressa era garota de programa (não sei se é ou não, mas isso não vem ao caso). Quando erra, não assume que errou, quer colocar a culpa no outro. Como não bastasse isso tudo, é a participante que mais gera punições e a que mais faz mal as tarefas da fazenda.

      Excluir
    2. Isso é inveja porque supostamente ela é uma das candidatas a ganhar o reality. Menos recalque! rs

      Excluir
    3. Isa Panzanni, legítimo comentário de uma caprichete.

      Depois apanha do namorado (se tiver, rs) e quer reclamar... Hipocrisia reina.

      Excluir
  4. Mateus, Andressa, Barbara, Yudi e Denise erraram, não tem nessa história. A edição não mostrou, mas a Denise que começou com as provocações. Blz, não justifica o que ocorreu depois, claro que não. Mas apenas mostra que todos os envolvidos na confusão da festa tiveram sua parcela de culpa.

    ResponderExcluir
  5. texto parcial de claramente um torcedor da Denise... desculpa mas a primeira briga da casa foi feita por denise ela se impôs assim esquecer tudo que ela fez por um balde de gelo é irônico

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Discordo totalmente.

      Eles fizeram tudo aqui por que a Denise consegue provocar (e MUITO) mas não consegue ser provocada. Essa é a grande ferida deles. rs

      E depois partem pra agressão, bando de lixos covardes.

      Não consigo entender como tem gente que apoia, francamente...

      Excluir
  6. Paula Souza
    Boa noite.
    Gostaria de Lembrá-lo que a primeira pessoa a cuspir em outra na Fazenda 6 foi a próprio Denise que você tanto defende de forma tão veemente em seu texto. O episódio de Denise caluniando Ivo Meirelles em A Fazenda culminando com uma cusparada na direção do mesmo que estava na piscina foi o primeiro episódio de "violência" como você define no programa. O mesmo só não teve um desenrolar mais violento porque Bárbara Evans foi até Denise e pediu a que não cuspisse mais, portanto a primeira expulsa deveria ter sido Denise. Só assim os outros teriam entendido o recado e não mais teriam tais posturas, mas do momento em que a emissora permitiu que Denise tivesse tal postura , abriu a porteira para atitudes deprimentes que vimos no programa.
    Quanto ao episódio da água ele foi arquitetado por Matheus, Beto, Yudi, Paulo Nunes, Marcos e Filé. É bom que se dê nome ao bois para que os corretos sejam criticados pelas posturas que tiveram.

    ResponderExcluir
  7. A Fazenda é um jogo. Provocação faz parte, a agressão não. A intenção era agredir pra que Denise reagisse com uma agressão pior. Ficaram desestabilizados e revoltados, pq ela continuou dançando e rindo da cara deles. Queriam acabar com a festa dela e não conseguiram, daí foi aquela sessão de cusparada e palavrões que todos viram. Coisa de gente que não tem educação e respeito por ninguém.

    ResponderExcluir
  8. os comentarios parecem querer justificar as agressoes feitas.e um jogo, onde ha provocacoes, faz parte da dinamica do jogo!quem, nao sabe aguentar, tem que sair e nao agredir.
    Post perfeito, O mais completo que li ate agora. Parabens

    ResponderExcluir
  9. Me dá um nojo dessas pessoas, que depois de tudo. Ainda gostam do Mateus... E a grande maioria ainda é mulher, só torcem por ele ser mais um corpinho (pq rosto não, né huashas) bonito. DEVIAM SE ENVERGONHAR.

    Mateus é a prova viva do efeito bolha de sabão = Bonito por fora, e VAZIO por dentro.

    ResponderExcluir
  10. Ué gente, mas isso nao faz parte de qq RS? o fato é que vejo muita gente q reclama qnd a emissora manipula reclama qnd a emissora nao manipula, comparam fazenda com BBB e tal o que nao minha visão é uma bobagem pq a dinamica da fazenda desperta muito mais o interesse do publico do que o bbb ja que os peões estao sempre fazendo alguma coisa diferente dos enconstados do bbb que só dormem.As atividades da fazenda proporcionam muito mais brigas e desentendimentos pq geram sentimentos iguaizinhos ao que geram qnd vc ve uma pessoa do seu relacionamento se encostar ou te explorar no dia a dia seja no trampo ou na escola... a pluralidade de emoções e carater proporcionam um laboratorio fantastico do que é a convivencia com gente diferente de voce.Eu deixei de ver BBB assim que a fazenda entrou no ar justamente por isso, quero ver as diferenças,quero ver pessoas em atividades e nao paradas num canto lendo um livro o dormindo o dia todo, e a fazenda me proporciona isso.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.