14 agosto 2013

Do Cantinho da Shadow:
A Estranha Matemática de A Fazenda



A Estranha Matemática de A Fazenda

A matemática possui não apenas a verdade, mas também uma precisão fria e austera.

Na eliminação de Sheila com 65% dos votos na última roça, isso foi desafiado. Por detrás das porteiras de A Fazenda já há algum tempo que 2 mais 2 não totaliza quatro. Talvez 22, mas não quatro.

Dessa vez, a última votação afrontou todas as enquetes e pesquisas que davam, sem exceção, empate técnico entre Sheila e Bárbara. A sorte estava lançada, o resultado final poderia pender tanto para um lado quanto para o outro, o que nos últimos dias acirrou as especulações nas redes sociais e blogs sobre quem seria a eliminada da vez. Tudo indicava não haver um favoritismo pré-estabelecido, aliás, em se tratando do quesito preferência, nesta edição o que tem aumentado de semana a semana é o índice de rejeição, conforme apontam as recentes pesquisas, o que a esta altura do jogo não deixa de impressionar a analistas e entendidos em realities.  

Mas dentre o inexplicável, como entender o índice de 65% que tirou Sheila do jogo, sendo que esta não tinha um índice de rejeição elevado e conta com uma torcida expressiva aqui fora, além da torcida de Denise, que fez bonito na votação anterior?

Diante do subjetivo a matemática sempre forneceu conexões para tecer a trama e entender a empatia dos participantes junto ao público. Isso se quebrou na última votação. 

A primeira pergunta que não quer calar é: “O que causou um resultado tão disparatado?”. A outra pergunta é: “Mudaram as preferências?”. 

Tentemos responder a essas perguntas. Pensemos: nos últimos dias houve algum fato que pudesse interferir na vontade do público?

Aparentemente o que se viu lá dentro foi mais do mesmo. A não ser o desabafo de Sheila com Gominho queixando-se do comportamento excêntrico de Denise, que a edição maldosamente editou de véspera. O que convenhamos, desabafo não de todo infundado. Denise em sua estratégia de atacar e promover a rejeição daqueles que a rejeitam, acaba estressando e sugando a energia de quem a acolhe e dela se aproxima. O jogo começa e termina nessa oposição e tensão entre Denise x Os Outros. Um jogo bipolar em torno do qual todos gravitam. Fato.

O público teria visto com maus olhos esse único momento de descontrole de Sheila?

Talvez. Mas não creio que esse fosse motivo bastante para transformar um empate técnico em rejeição, capaz de eliminá-la com quase o mesmo índice de Ivo Meirelles, o grande rejeitado pelo público e tido como vilão desta edição, eliminado com 67% dos votos.

Monique Evans teria mobilizado algum esquema de votação aqui fora com iMacros e Call Centers, nos mesmos moldes de Viviane Araújo?

Tudo indica que o caminho tenha sido esse. Mas teria esse esquema força suficiente para reverter tanto assim o que estava nas pesquisas?  A única possibilidade seria que quem votou no R7, não tenha dado um único votinho nas pesquisas e enquetes. Seria possível? Seria apenas para uma pequena parcela dos votantes, mas pouco provável para a grande maioria. Hoje quem vota, tem verdadeira devoção pelas enquetes e estatísticas, quer colocar o seu escolhido no topo seja em pesquisa para eleger quem é o mais simpático, o mais engraçado, o mais bonito.... a quem deve ser capa da revista Capricho ou permanecer no jogo. Isso com o objetivo de afirmar e reafirmar que o seu eleito é o grande campeão e vitorioso. As estatísticas preliminares que antecedem as votações são, portanto, o que dão a ideia de credibilidade, chancelam e confirmam que a vitória foi merecida e que a apuração foi justa.

Repete-se: O que causou resultado tão disparatado? Talvez a soma desses fatores? A lógica da matemática, diz que não. A emissora fraudou os resultados? Em havendo auditoria por meio de empresa idônea, também vejo isso como pouco provável.

Talvez a explicação esteja na estranha matemática de A Fazenda onde 2 mais 2 não é quatro, e sim 22. Eles tem um esquema próprio de apuração, essa é a única explicação possível. Ficou bem claro quando Brito Jr. ao encerrar a apuração afirmou que esta última votação, Bárbara x Sheila, foi a maior e a mais expressiva de todas as edições. Cof... cof... Como isso seria possível se é público e notório que esta é a edição com menor índice de audiência? Terá sido capaz de bater o aguerrido embate entre Nicole x Viviane? Honestamente, creio que não. Só me convenceria do contrário se o número de votos fosse divulgado. Aliás, não entendo até hoje por que não o fazem. É preciso ter transparência Carelli, afinal 2 mais 2 não é 22.

Aguardemos as próximas enquetes, pesquisas, estatísticas..... e apurações.

Shadow
@ Shadowtweetando



19 comentários:

  1. Na verdade o grande rejeitado da edição foi Lu que perdeu com 69%.

    ResponderExcluir
  2. Eu também achei estranho mais torço para a Bárbara e realmente não dei nem um voto nas enquetes foquei só no r7 e não podemos esquecer q a Nicobra tinha uma grande torcida tbm mais não foi páreo para a Vivi e saiu com um pouco mais q isso se não me engano,o grande erro da torcida da Scheila foi desperdiçar votos em enquetes pra deixar ela no topo e deu no que deu ainda bem.

    ResponderExcluir
  3. Nem torço para a Bárbara, mas esse papo de "call center", "imacro", "manipulação de votos" é argumento de quem não sabe perder.
    Na maioria das enquetes de popularidade a Bárbara sempre ficou em 1º; enquanto a Scheila nunca foi de fato a favorita, tem um grande público e não tinha rejeição, mas sua torcida nunca foi uma organizada como a da Barbara e da Denise. Se a roça fosse dessas duas (Bárbara e Denise) certamente a disputa seria mais acirrada, mas a Bárbara permaneceria se fosse hoje.
    E vale lembrar, que a torcida da filha da monique é a mesma que faz atriz de rebelde vencer troféu imprensa (da internet). É o público teen, em geral.
    E se houve manipulação nessa fazenda, foi e é na edição, que desde o começo favoreceu e favorece Denise e Scheila.
    Eu torci apenas pela Lu e acompanho apenas para ver no que vai dar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo contigo. Parabéns! O próprio Votalhada espelha a existência de iMacros. Como a Bárbara e a Preferida e rejeitada ao mesmo tempo com quase o mesmo número de votos? aff querem me convencer que nada aprendi em estatística I e II, no curso de economia. Ui! após o mestrado vou me aperfeiçoar em probabilidades para não comer reggae dos expert rsrs .

      Excluir
  4. oi querido ! quero parabenizar seu blog . principalmente pela sua imparcialidade nos RS , algumas emissoras podiam aprender ( se é que ja não leen o seu blog) ...sobre a roça barbara e sheila que acabou na eliminação da morena do é o tcha , você acredita que isso possa diminuir a ja pouca audiência do programa ? a distorção do resultado da roça diante as enquetes ( a sua sempre acertou na mosca ) sobre esta ultima roça vi as porcentagens e cheguei a pensar " nossa!!! vai ser acirrado essa disputa mas acho que a Sheila vai ficar" será que isso pode gerar desconfiança do publico em geral sobre a lisura do RS ? desde de já parabéns pelo blog ,é nota 10000000.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Tiago.
      Mas ainda tem gente que acha que o Blog não é imparcial e que manipula resultados, mas tudo bem.
      Sinceramente não acredito que a Record correria o risco de burlar a votação mas num mundo onde pai mata filho e filho mata pai, vai saber...
      A saída de Scheila? O povo reclama, bate boca, mas no final continua assistindo.
      Abraço.

      Excluir
    2. A pergunta não foi direcionada a mim, mas vou contribuir com outras possíveis respostas: Pode desconfiar tanto da lisura do RS quanto da lisura de sites de pesquisa que utilizam iMacros. Beijin rs.

      Excluir
  5. Bárbara vai ganhar ,qual motivo?moça sem estilo,fala palavrões o tempo todo, tudo indica que transa sem camisinhas, fala em bebê como se fosse a coisa mais natural,conhecer uma pessoa dentro de um programa e ter um filho assim, Mateus nem parece ter maturidade,nem ela também,o que sempre lí dela é que mimadona,vivem brigando,mãe e filha,usam essa conversa de depressão para arrancar dinheiro de trouxas,causar peninhas,elas vivem é competindo entre si,para conseguir dinheiro fácil.Acho que isso ganha programa mesmo, não conheço nesses resultados da Fazenda ninguém que realmente merecesse ganhar,por ser bom fazendeiro,!a) respeitar pessoas,animais, quem ganha são sempre duvidosos .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que caso os outros candidatos não tenham investido como a Monique o fez, vai sim viu? e olha que acho essa garota muito chata viu?

      Excluir
  6. gente nao se esqueçam. conhecem os fas clubes chamados de castelo. mais de 600 sites. essas pessoas atendendo a pedidos dos dois , votaram direto no r7. esses votos nao aparecem em enquetes. cada um desses fans clubes tem mais de 100 pessoas. se fosse gominho e barbara a coisa seria diferente. os dois pediriam que nao votassem. o resultado seria realmente o das enquetes.

    ResponderExcluir
  7. Não sou fã da Bárbara, apenas torço por ela, não dei um voto sequer em enquete e no R7 dei mais de 5.000 votos. É uma torcida grande, sinceramente não acredito em manipulação na votação.

    ResponderExcluir
  8. Votalhada, a pior atitude de uma participante (Bárbara) de reality show, e é a favorita que está dando esse exemplo. Bárbara age sem qualquer tolerância, assim como Mateus. Os valores de uma sociedade estão sendo colocados no chão, e ninguém vê isso. Ninguém daquele reality respeita o espaço do outro, Denise (e outros) muitas vezes foi provocada a reagir, e jamais levou isso para a agressão.

    ResponderExcluir
  9. Torço pelo Mateus e não votei em nenhuma enquete também, só no site oficial!
    E eu me lembro da Monique Evans na final com a Joana, a titia estava na frente em todas as pesquisas e, da mesma forma que aconteceu ontem, eu e muitos outros só votaram no site oficial, no final das contas deu a Joana com uma porcentagem muito diferente das pesquisas da internet.
    Acho muito importante enquete e até acompanho, mas na hora do vamos ver tem que votar no site mesmo.

    ResponderExcluir
  10. Me lembrou a final da Monique Evans e a Joana, a Monique estava na frente em todas as pesquisas e no final das contas a minha preferida na época também ganhou e muitos não entenderam.
    O que acontece é que quando a disputa é MUITO significativa, muitos deixam de votar em enquetes e focam no site oficial. Eu, nessas duas votações, não dei nenhum voto nas enquetes, apenas no site oficial.
    Não torço pela Bárbara, torço pelo Matheus, mas odeio pessoas como a Sheila dentro de RS. Boazinha demais, compreensiva demais, se esquiva demais... RS não é para isso! Precisa de comprometimento com o jogo. E se tem alguém que se jogou no jogo foi a Barbara.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixe Maria! excelente comentário viu?
      Tb gosto da bagunça do Iudi, Matheus, Paulo Nunes, Marcão e Beto. Os caras se jogam mesmo, não medem consequências rs. muito bom!

      Excluir
  11. Votei muito....Mas muito mesmo,por telefone e internet! Para descansar um pouco fui no TT, era +- 20;30 hs, a Monique postou que estava tdo certo e que tava aliviada. Ela ficou sabendo por alguém de lá. Muita decepção com a R7....Não vejo mais nada. Desculpe o desabafo!!

    ResponderExcluir
  12. ... nos últimos dias houve algum fato que pudesse interferir na vontade do público?...
    Na minha opinião Sim! iMacros de Blogueiros, repórteres, e empresários inescrupulosos interessados¨¨ em mascarar o resultado das enquetes, tentando desestimular o público a votar no R7 (ora se o meu candidato está perdendo nas votações das enquetes, não vou perder tempo votando no site oficial). Simples assim! rs.
    Foram mais de 17 milhões de votos (fonte: Gianne Albertoni em entrevista a Scheila Carvalho)a maior de todas as edições cara!
    Não voto em candidato algum, mas observo as movimentações das enquetes.
    As pessoas investem pesado para ganhar R$2 milhões ou não?
    Concordo com o Comentário do Iude. Não sei quem inventou que a Scheila tem esse público todo. Coitada! quando foi eliminada qual a mensagem de apoio que recebeu da Ivete Sangalo, Preta Gil e tantos outros famosos a quem pediu ajuda? a minha geração (pelo manos aqui na Bahia) sabe apenas que ela foi dançarina do É o Tchan, os escândalos da época e o programa (fiasco) que apresenta na Tv Itapoan/Record-Ba. A verdade dói, mas é a verdade. Os votos que obteve foram gerados através dos mesmos artifícios utilizados pela Monique Evans que só no twitter possui mais de 600 mil seguidores apaixonados, fora contratação de Call center etc.
    O que não entendo é como a Record, para obter audiência, expõe uma funcionária da forma como fez com a Scheila. Fosse comigo, iria buscar na Justiça indenização por danos Moraes e materiais.
    Desculpe! tenho acompanhado seus comentários e observo sua preocupação em explicar o inexplicável. Para mim as enquetes estão desmoralizadas sim, e, muito por culpa dos seus responsáveis. Espero não ter sido o caso do Votalhada viu?

    ResponderExcluir
  13. 2+2=4. Logicamente sim. Porém podem ser transformados em 22, 5 etc. se, e somente se, o cálculo for feito com paixão, favorecendo à expectativa de quem opera a equação.kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.