25 março 2013

OPINIÃO: Shadow


As opiniões emitidas nesta coluna são de responsabilidade exclusiva
do autor das mesmas e não expressam necessariamente as do Votalhada.

Texto recebido de Shadow
24/03/2013

ERA UMA VEZ UM BBB... CRAZY

Existe um jeito de contar histórias no BBB? De se fazer uma novelinha? De recriar um conto de fadas? A perspectiva de quem é bom jogador é reconhecida pelo público?

Nesta reta final entre Fernanda, Andressa e Nasser, qual deles foi o melhor? Quem são eles de fato?

Qual o perfil daqueles que fazem parte de fãs clubes que, no calor da paixão ou da vingança, surgem no twitter exaltados e descontrolados para destruir até aliados de seus preferidos?

Não tem como entender o BBB hoje, sem entender o que envolve o jogo aqui fora.  A força da net é incontestável. Condena ou absolve. Não tem meio termo ou perdão.

O BBBcrazy inovou, apostou na mistura  de veteranos e novatos, talvez para atrair a audiência, talvez por acreditar que a mesmice cansa, e cansa mesmo. A curiosidade e expectativa em rever aqueles que já eram velhos conhecidos, as especulações em torno dos nomes daqueles que retornariam, foi a grande aposta e a viga mestra desta edição.

Viga que foi implodida logo nas primeiras semanas pelo público e as redes sociais. A poucos dias da final, o BBB não empolga nem emociona. Perdeu a força e a inocência.

Isso não quer dizer que Bonifácio e sua produção não tenham tentado: big fone, "entra e sai", "vai e volta", "parece mas não é",...até um amante argentino importado fora de contexto.

Por que então, apesar de todas as tentativas, o BBB não decolou como o esperado? Os participantes eram medíocres? Um ano selecionando e não houve um que se destacasse pelo carisma?

Houve participantes com potencial, sim. Mas, todos tiveram uma coisa em comum: uma enorme dificuldade de se mostrar e de se expor. Medo de errar, de “queimar o filme”, de ser eliminado com uma alta rejeição, a desistência do Bambam deixou isso bem claro. Sua saída fez a viga mestra estremecer, e enquanto os veteranos tentavam mantê-la em pé, com as mesmas trincas e imperfeições do passado, às vezes até na base da intimidação e do grito, como Maroca, os novatos, buscavam demarcar seu próprio terreno, num jogo de esconde-esconde, ao qual Natália logo se agregou.

O público, por seu lado, estabeleceu as próprias regras: não pode ser espontâneo, não pode combinar votos, não pode dizer que está lá pra jogar, não pode contar causos, não pode cometer deslizes, não pode desagradar, não pode arriscar....Os que ousaram um pouco, foram sendo eliminados. Vai entender!

Em meio a provas mal elaboradas e executadas muito provavelmente por estagiários, a grande aposta do BBB, os veteranos, foram saindo um a um, dentre eles, restando apenas a mais inexpressiva e, certamente, a grande decepção da alta cúpula, Natália.

Dentre os que ali estão Fernanda desponta como a grande favorita ao prêmio. Enquanto as enquetes oscilavam entre preferência e rejeição à mercê das torcidas ensandecidas, ela foi montando em torno de si a fantasia da bela princesa dedicada a um prinsapo dúbio e inseguro e importunada por um bando de crianças enjoadas, sem - no entanto - nunca ter deixado de chamá-las de amigas, como fez com Kamilla. Nesse contexto, sua retórica convincente virou ouro. Sua imagem ganhou a tela, levou seu reinado para o twitter e ali ganhou força, sendo seu nome um dos mais citados nas últimas semanas. Estava traçado o caminho da vencedora.

Sua vitória poderia começar com...

Era uma vez... uma princesa falante, amiga de todos, simpática o tempo todo, em busca do olhar de seu prinsapo garboso, com o dom de julgar e condenar ao calabouço seus desafiantes.... Uma princesa com coroa de papel alumínio, ostentada como se de diamantes fosse... Uma ilusão.

Impossível, no entanto, entender a construção desse reino, sem falar de sua oponente, uma jovem de nossos tempos, sem coroa e sem estirpe, Andressa. Também falante, amiga de todos, sorridente o tempo todo, com o dom de não deixar uma brecha sequer para que seu jogo fosse desmacarado. Ao seu lado, um rapaz tatuado, cabelo estranho e olhar esquisito, porém, muito mais sagaz que o prinsapo garboso. Algumas vezes, nos programas ao vivo, edições e intervenções do Bial foi tratado como um sapo, mas ele insistiu insistiu insistiu no seu jogo para o público, ganhou simpatia, torcida e acabou chegando até a ultima semana.

Na casa, Fernanda e Andressa não destoaram muito. A nada indefesa princesa e a jovem determinada construíram a ilusão de fazer todos se sentirem bem ao seu lado, e com isso irem se soltando, revelando, mostrando suas falhas e contradições, a elas e ao público. Dessa forma, as duas chegaram até aqui.

Mas, no fundo, no fundo... nenhum de nós é capaz de afirmar o quanto de verdade há nos gestos, choro, amores, amizade, riso dos protagonistas desse reino. O que se viu e vê são exageros sem respaldo na realidade, muita dissimulação, casais sem liga, muito gato escondido com o rabo de fora.

A história foi contada... quem quiser que conte outra...


Shadow
@Shadowtweetando


Escreve bem e deseja participar desta coluna OPINIÃO? 
http://votalhada.blogspot.com.br/2012/08/opiniao-colaboracao.html


16 comentários:

  1. Nossa Votalhada, parabéns pela a nova comentarista.
    Isso tudo estava aqui entalado na minha garganta, só não sabia como expressar.
    Shadow? Adorei.

    ResponderExcluir
  2. Comentário Excelente. Parabéns!
    Algumas questões nunca serão respondidas. Por que? os vídeos da prova Panasonic (a do cronometro) foram cassados a exaustão, enquanto os da Garnier (a dos cones) e 3 Corações (gelos plásticos) não foram retirados do ar.
    Na entrevista ao site ofuxico, pai de Fernanda diz não está fazendo nada profissional para ajudá-la, e pensou em contratar uma empresa de telemarketing e publicidade, mas a produção não autorizou nada desse sentido. Oi? Como Assim?
    Os sites que mais cobrem a atração, 1º Uol e 2º o Yahoo suas matérias parecem mais "O DIÁRIO DE FERNANDA", do tipo caderno de recordação, onde não se vê mais os comentaristas do começo da edição e sim percebesse perfis de marqueteiros contratados.
    Enfim...a atração não é Crazy e sim Batom na Cueca.
    Agradeço o espaço para expor minha opinião.

    ResponderExcluir
  3. Isso sim que é uma análise imparcial e sem pretensão.
    Parabéns.

    ResponderExcluir
  4. Gostei mesmo do texto e só para constar, não torço para personagem montado pelo programa desde o início, torço para quem se mostra verdadeiro, com defeitos e qualidades e como você muito bem disse ... "Algumas vezes, nos programas ao vivo, edições e intervenções do Bial foi tratado como um sapo, mas ele insistiu insistiu insistiu no seu jogo para o público, ganhou simpatia, torcida e acabou chegando até a ultima semana.
    Ninguém merece mais do que ele #NasserCampeão

    ResponderExcluir
  5. Muito bom este texto!! Analise criteriosa e imparcial!! Gostei!

    ResponderExcluir
  6. Faço minhas as palavras da Ana Paula...
    Texto muito bom, que demonstrou de uma forma resumida tudo que aconteceu.
    Bom, minha opinião é que é simplesmente ridículo todo esse circo montado em volta da Fernanda, e eu espero que, no fim de tudo, ganhe quem realmente merece.
    #NasserCampeão!

    ResponderExcluir
  7. Concordo em grande parte, porém discordo em alguns pontos. As torcidas infelizmente tiveram um peso muito grande, mas o principal vilão dessa edição foi a produção/direção. Provas com erros gravíssimos, proteções inexplicáveis a alguns brothers e perseguições a outros sem justificativas. Uma eliminação fake para Anamara, um dia de spa para Kamila, um big fone proposital para Elieser, uma prova de lider cancelada e uma prova de anjo mantida, inclusive com direito ao prêmio (carro). Para fechar com chave de ouro, uma prova de líder vencida por Nasser, porém repleta de erros. André, citado por você como prinsapo, para mim foi o que teve a melhor trajetória; poderia ter embarcado no sonho de Fernanda, mas cumpriu o que achava certo...tudo no seu tempo. André foi menosprezado pele edição e mesmo Fernanda foi prejudicada, a medida que só exaltavam Nasser/Andressa cujo relacionamento todos sabemos que é pura estratégia. Enfim chegamos a grande final, com uma concorrente que sempre se destacou, seja com ou sem verdades e um casal que há meu ver, fez pouco por mecerer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa, cada um torce por quem quiser mas discordo totalmente com sua visão dos casais e principalmente com a colocação 'todos sabemos que é pura estratégia'! Muita gente não acredita no André e na repentina adesão dele ao 'mundo encantado da Fernanda' tão logo ele perdeu sua parceria na casa, assim como muita gente crê mais nos sentimentos de Nasser e Andressa que ficaram juntos desde o início e sempre se apoiaram nas horas difíceis. Acredito que ninguém vai mudar a opinião de ninguém, ainda mais nessa altura dos acontecimentos, mas me fazer crer no casal do castelo encantado é difícil, muuuuito difícil! André não me inspira a mínima confiança, acho ele extremamente calculista e oportunista, usou a Fernanda o quanto pode e vai usar mais ainda e ela não fica atrás! A cada colocação do Bial da 'princesa' e do 'príncipe', ficava a deixa para montarem seu conto de fadas. Bem, não quero criar polêmica e nem discussões, mas não consegui ficar indiferente ao seu comentário! Opiniões diversas, como disse, ninguém vai mudar a opinião de ninguém e nem é isso que quero, só precisava esclarecer alguns pontos! E que venha o BBB 14, com muito mais transparência, objetividade e por favor, sem manipulações da produção e direção do programa. Nesse sentido, assino embaixo de tudo que você disse! O reality perde audiência e credibilidade cada dia mais, será que não percebem o mal que fazem?

      Excluir
  8. Chega até ser cômico ler nos comentários que Nasser e Andressa estão juntos por estratégia e André e Fernanda são verdadeiros. A inversão de valores vista nessa edição me fez perder muito da fé que eu tinha no brasileiro.

    ResponderExcluir
  9. Ler nos comentários que Andressa e Nasser estão juntos por estratégia e que André e Fernanda se gostam de verdade, pelo menos da parte dele, é até cômico. A inversão de valores do público vista nessa edição me fez perder muito da fé que eu tinha no brasileiro.

    ResponderExcluir
  10. Concordo muito com vc pegaram uma implicancia com o Andre que vou te falar

    ResponderExcluir
  11. Vergonha é a manipulação das enquetes. O Uol, Caras, Yahoo, extra e outras menos votadas, só aceitam votos para Fernanda, fiz o teste: votando muito na globo.com para Nasser e em outros sites verifiquei que votando no Nasser. os percentuais não saiam do lugar, votei na Fernanda e fiquei impressionada kkk que vergonha viu? O Votalhada também tá camuflando a verdade - desculpem - o R7 desde a primeira parcial p/ o votalhada, continua com os mesmos percentuais kkk será que ninguém passa por lá? o Pai da Fernanda passou por aqui foi??? ou as máquinas da Globo são mais rápidas??? O mais coerente é o Terra. Já fiz um comentário semelhante e vcs não postaram, se não postarem este. Fica a dica!!! um dia, quem sabe o meu candidato será um *apadrinhado* do Blog e aí só alegria. Sou teimosa vou continuar só na Globo.Com e esperar se os percentuais são esses mesmo kkkkkkkkkk vergonha, vergonha, vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fácil acusar os outros para justificar quando não se está ganhando. Você mesmo afirma que se seu futuro candidato for apadrinhado aqui será só alegria. Aí pode camuflar? "vergonha, vergonha, vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!!!".
      O que falar para alguém que se esconde atrás de um perfil fake? Nada mais.
      Não gosta Fofa? Já sabes a resposta. Simples assim.

      Excluir
    2. Olá Votalhada, não sou fake tenho nome e endereço viu? Sou Maria Clara da Silva Rocha, Economista, pós-Graduada e Mestranda, Moro em Salvador Bahia e sempre acesso o Blog com a minha conta Google tá? comigo não tem essa de anonimato, respondo por meus atos e não postei nenhuma mentira!!! Não tenho candidato nesta edição, apenas me revoltei com tudo que surgiu na mídia sobre a Fernanda Bigodim/Cavanhaque kkk Caí no conto do PPV e assisto o programa. O Nasser, no início perseguiu e tirou da casa o Dhomini - meu preferido - daí comecei a torcer contra os insuportáveis e ficava feliz a cada eliminação. Só que não gostaria que a maior vilã do bbb13 (Fernanda) recebesse o prêmio, fosse contemplada por seu jogo sujo kkkk atriz de novela mexicana, não convence, pelo menos a quem usa ¨10% da Cabeça Animal¨. E sobre as enquetes, vai lá e tenta votar no Nasser depois conclua que tenho razão viu? Bejim até breve kkkkkkkkkkk

      Excluir
    3. Maria Clara, prazer.
      Clique no link no nome que aparece na tua postagem, Unknown e veja o que aparece: nada.
      http://www.blogger.com/profile/01520016215815413008
      Porque aparece Unknown? Porque não aparece Maria Clara?
      Desculpe mas isso indica perfil fake. Se não é, atualiza o perfil do Google.
      Nas pesquisas que faço vejo sim alteração nos percentuais do Nasser. Vejo alterações nos de todos.
      O que incomoda, Maria Clara, é uma acusação injusta de que o Votalhada "camufla" alguma coisa.
      Por não estar mostrando o que você quer então é camuflador, enganador, manipulador?
      Acho que não foste correta nem justa nessa afirmação.
      E não vamos transformar esse local em que seria para comentar a postagem da Shadow em lavação de roupa suja... Tens mais a dizer a respeito disso? Mande para contato@votalhada.com.br.

      Excluir
  12. Discordo totalmente Brasilfan.
    "Só exaltavam Nasser/Andressa"? Hãm?
    Teve um casal que a edição do programa mais mostrou além de Fernanda e o sapo? A edição foi 80% baseada nesse conto de fadas patético, e tu fala que o casal Nasser/Andressa foi o mais exaltado?

    "Um casal que há meu ver, fez pouco por merecer"? Hãm?²
    Concordo pela parte da Andressa, por mais que tenha todo o xorôrô dela, ela ficou mais sobre a "proteção" do Nasser e o álibi do casal o tempo todo, mas é injusto dizer isso sobre o Nasser. Basta ver todas as provas que ele lutou, sempre indo ao seu limite e sempre lutando pelas coisas,sem contar que, sempre foi ele mesmo, não o vi ser falso em momento algum com ninguém,e etc, etc, etc. Sinceramente pra mim, é o que mais mereceu ali ter chego a final e ganhar o premio,mas todos sabem que torço pra ele,então enfim...

    Acho que você cometeu alguns equívocos ali também, ao falar das provas... Que eu me lembre, a prova de líder não foi cancelada, apenas teve a "troca" de quem realmente a venceu, (Que foi quando o Nasser havia feito um tempo melhor do que o da Kamilla, e o computador havia computado errado. - Eu particularmente percebi na hora que ele havia sido mais rapido), e a prova do anjo sim, foi cancelada não havendo anjo durante aquela semana e o Nasser tendo seu prêmio pela vitória mantido. E sobre a prova que o mesmo ganhou "cheia de erros", eu não me recordo, poderia me relembrar?

    Só acho que, ao contrário do seu comentário,a opinião do autor desse texto foi imparcial, dizendo tudo que realmente aconteceu. Já você, deixou a sua torcida pelo André te atrapalhar a ver o que realmente aconteceu. Inclusive, eu também não ache que o casal Nasser/Andressa vá "vingar" aqui fora, mas o André só se reaproximou da Fernanda por simples jogo, não atoa vivia querendo manipular ela e só falava sobre o jogo. Ela sim, pode até gostar dele realmente.

    Bom, acho que falei até demais rs.
    #NasserCampeão! Sem mais.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.