26 março 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Fernanda


Fernanda: Campeã do BBB13

Esta edição do Big Brother 13 caracterizou-se por uma queda de braços entre as torcidas e a produção deste denominado por eles mesmos "BBB Crazy". Muito louca foi a idéia de misturar veteranos e novatos numa mesma edição. Esperava-se conseguir público com isso e o que foi obtido foram inimigos em uma parte. Uma Casa de Vidro preenchida 3 dias antes serviria para disfarçar o despropósito de tal idéia, mas como se viu, só serviu para sacrificar pessoas inutilmente. Sempre achei esse negócio de Casa de Vidro um disparate semelhante ao enjaulamento de animais selvagens num zoológico.

Assim como o Quarto Branco ou de qualquer outra cor é um confinamento dentro do confinamento, é também outro disparate semelhante à cela solitária comumente vista em filmes de ficção em prisões e penitenciarias.

Não concordo com muitos que dizem que os atuais finalistas foram os maiores merecedores de estarem na Final. Para mim nesta final deveria estar um dos veteranos, mesmo que não fosse para ganhar. Ter ou não ter clube de fãs ou torcida organizada não vem ao caso, pois o que importa é a pessoa real para o grande público, que afinal não está em nenhuma torcida, organizada ou não.

Falar na internet que os internautas mandam no programa ou na preferência aos candidatos é falácia. As enquetes são apenas amostragens do grande público, do qual os internautas fazem parte. Só isso! No dia em que o país inteiro tiver acesso à internet, aí sim, poderíamos entrar nesse papo. Por enquanto, o espaço cibernético ainda é dominado pelas propagandas e por um núcleo elitista de sites, que aos poucos irá dando lugar ao povão com suas idéias simples e menos tendenciosas e interesseiras.

Também não concordo quando dizem que todos jogaram. Tem quem não jogou ou foi pressionado a jogar e tem quem jogou e muito e pressionou os demais. Em ambos os casos, foram eliminados ou chegaram à Final. Na verdade esta edição mostrou que jogo ou estratégias de jogo não ganha em RSs. E a Final mostrou que a sinceridade e os bons atributos ganham de qualquer estratégia. Graças a Deus havia pelo menos um concursante na Final para provar isso.

Quem espera espetáculos, grandes atuações, proezas e coisas surpreendentes e maravilhosas de pessoas comuns em RS está assistindo o programa errado. Ali não se trata disso; apenas devemos comparar seus atributos para que vença a melhor pessoa em caráter, bons sentimentos, etc.

Como não poderia deixar de ser, Fernanda venceu com folga esta Final, mercê de seu caráter correto, linear e afável. Seus detratores valorizaram outras virtudes em outros candidatos. Alguns valorizaram a esperteza, a beleza, astúcia, estratégia, necessidade, exibicionismo protagonizante e oportunismo.

Ocorre que um RS não é disputa de inteligências, de resistência física ou psicológica, ou de habilidade e destreza. Também não é jogo na acepção da palavra e nem show de caridade e beneficente, concurso de beleza ou circo.


Fernanda mostrou saber isso e tinha confiança em seu taco para mostrar quem era de verdade sem maiores preocupações de "causar" ou investir contra os companheiros de confinamento por jogo e pelo jogo. Alguns concursantes perderam-se por que notaram isso nela e por perceberem que contra ela não tinham chances. Isso é que é a verdade. Não as brilhantes e bem estudadas frases de tendenciosos cuidadosos ou de papos demagógicos e os vitupérios de torcedores de perdedores. Quem sabe eles revejam suas posições e aprendam a julgar melhor as pessoas como a maioria do público fez. Ou será que a maioria está novamente errada? LOL!

Fernanda e Maria agora são duas insignes mulheres que ocupam o Panteão da Glórias e que podem exibir em seus currículos o atestado de serem consideradas pessoas do bem, acima da média comum. Se são parecidas ou diferentes, isso não vem ao caso, o importante é que elas são elas e é isso o que interessa.

Ser você mesmo em RS não significa que você vai ganhar. O contrário é que vale, isto é, não vale, porque não sendo você mesmo, certamente não vai ganhar. Se você é realmente jogador, quem lhe disse que vai ganhar? Se você ama e não ama de verdade, quem lhe disse que vai ganhar? Não é porque você está afogado em dívidas, que vai participar de um programa que distribui prêmios e que por isso merece ganhar o prêmio máximo. Não, o prêmio é para a melhor pessoa. Sorry.

A inteligência pode ser utilizada para o bem ou para o mal. Quando você usa a astúcia para ganhar de maneira lícita, está tudo bem, mas quando se aproveita dos pontos fracos de outros para subir sobre eles, isto é reprovável. Quando tergiversa e cai em contradições isto é notado. Quando se esconde em horas impróprias e quando aparece em horas propícias é dissimulação. Seu olhar denuncia seus desígnios, sua cupidez e ambição. Mostrar a cara significa isso e permite ver a limpidez de suas boas intenções, ou não!


Num RS como o BBB é impossível esconder-se e até mostra por tabela como são os seus realizadores. Quem procura camuflar-se não consegue, por mais inteligente e esperto que seja. A produção de um RS que não mostra os concursantes é porque tem medo de mostrar-se a si mesma e esse não é o caso do BBB. Enfim, Fernanda mereceu ganhar, e bem, de seus dois oponentes jogadores.

"André foi menosprezado pele edição e mesmo Fernanda foi prejudicada, a medida que só exaltavam Nasser/Andressa cujo relacionamento todos sabemos que é pura estratégia. Enfim chegamos a grande final, com uma concorrente que sempre se destacou, seja com ou sem verdades e um casal que há meu ver, fez pouco por merecer." Estas palavras de um leitor (brasilfan 25 de março de 2013 22:32) sintetizam como chegamos ao final desta edição!

Um outro leitor quer que eu faça uma análise do resultado do BBB9 em um post. No texto acima está contida uma parte das razões. É simples. A internet ainda não é o grande público e o que os sites e as comunidades ou as torcidas acham não é exatamente a opinião do grande público. Naquela ocasião até o Bial "achou" que iria vencer uma mulher ("Acho que vai dar mulher", no twitter) e embarcou no jogo das torcidas e das enquetes da internet da época, que eram bem menos representativas do grande público que a web de hoje. A "pressão" que as torcidas estavam fazendo contra o Max vazou para o grande público e deu no que deu. Na época a predominância masculina na internet era maior e no grande público a distribuição por sexo é igual.


12 comentários:

  1. Ótimo texto. Parabéns. Venceu a melhor participante, em todos os aspectos. Primeira vez que torci por uma mulher e tinha de ser por alguém realmente relevante e merecedor, como Fernanda. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. discordo 99,9% do seu texto , principalmente da parte "mereceu vencer a melhor pessoa" pelo amor de Deus né!

    o jogo da fernanda foi otimo sim , ela se vitimazava com todas as cituações da casa até contra o namorado , indo chorar as pitangas com marcello , realmente mereceu... sqn

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpe-me mas quem escreve "cituação" com C não merece prestigio no comentário.

      #FernandaCampeã

      Excluir
    2. Desculpe-me mas quem escreve "cituação" com C não merece prestigio no comentário.

      #FernandaCampeã

      Excluir
  3. no caso , mesmo andré implorando pra ela não falar deles dois para pessoas qual ele não confiava (marcello) ela ia lá e "desconstruia" andré para marcello , mesma coisa com kamilla para para andressa , nasser , até nati em que vivia queimando por conta dos flertis dela com andre nas festas , o jogo da fernanda foi SE VITIMIZAR perante a casa toda!

    acontece que a edição mostrou apenas uma faceta a de princessa , a de mimadinha(do boninho) e egoista foi abafada <- *recordando* sempre deixava sub entendido para kamilla "eu te dei uma liderança , agora é sua vez de me dar uma " e ainda dizia ser de coração? é de coração mais tem que cobrar? faz favor...

    ResponderExcluir
  4. Não concordo com vc Francisco, Fernanda mereceu vencer. Tanto assim que a diferença de votos entre ela e os outros dois canditados foi enorme. Quanto ao texto achei ótimo.

    ResponderExcluir
  5. "Um outro leitor quer que eu faça uma análise do resultado do BBB9 em um post." Fui eu quem fez a pergunta, mas sem nenhum outro intuito de entender, posto que somente assisti os BBB's a partir da Maria, pois não morava no Brasil. Quanto à resposta estar no texto não concordo. Mas já passou. Não se faz necessário uma resposta agora. Não concordo com parte do teu texto, mas novamente digo: já passou, o BBB terminou. E como disse Vinicius: "As feias que me perdoem, mas beleza é fundamental" A questão é: o que é belo para mim? e para ele? e para ti? Questão de visão, ponto de vista...

    ResponderExcluir
  6. Frank, vc não deve ter a percepção da capacidade e força da internet...dessa q vos falo..rsrs Principalmente em relação a reality show. Dhomini não teria saído no primeiro paredão q foi se essa força não existisse.O tal causo do cão, não passou na edição, nem se quer foi citado por Bial. Foi propagado aos quatro ventos pela internet, com direito a mobilização de Ongs de proteção aos animais chegando inclusive à América Latina. Gente q nunca assistiu BBB votou pra tirar aquele q cometeu a atrocidade de arrancar os dentes de um cão com um machado. Foi uma loucura no twiter e facebook. Vc acha realmente q Fernanda não jogou? Jogou sim, e muito, principalmente com o povo do sofá, aquele q não tem PPV. Foi o pior jogo q vi nesses últimos tempos, desqualificava seus aliados. Entre eles Kamilla, André. Dizia pra todos os fricotes e a pocessividade de Kamilla.( jogo sujo) André foi submetido a esse romance para ficar no jogo. Qdo verbalizou( se é q é possível isso) algo sobre não ser seu tipo de mulher, ela chorou as pitangas com Fani(líder na época) q falou um monte pra ele.( jogo sujo) Ela fazia questão de reclamar dele para todos mostrando-se egocêntrica, muitas vezes ele viu e ouviu. Pra q ele pudesse sobreviver teve q se render a algo q ficou na cara, não era do seu gosto. Sempre fez o papel de vitimização, mostrando pra todos o qto sofria e o quão gde era sua capacidade de perdoar.(jogo sujo) Jogou na cara de Andressa o sonho desfeito por ela de uma final com o tal príncipe,sendo q a mesma arquitetou com a ajuda dos supostos aliados um paredão duplo entre o casal Andressa e Nasser.(jogo sujo) Ela usou sim os pontos fracos dos adversários, prova disso foi a argumentação dela na prova do carro, usando o ponto fraco de Nasser em relação a segurar a urina nas provas de resistência.(jogo sujo) E pra finalizar, por favor, não compare ela à Maria. Maria não arquitetou paredões, não combinou votos, não desqualificou ninguém, a não ser ela mesma. Maria não se intitulava princesa, nem Barbie Girl( ridículo) Maria não jogou, simplesmente se jogou! Abraços

    ResponderExcluir
  7. -Fernanda ganhou por ser coerente em suas atitudes e uma argumentação forte sem contradição.
    -Os outros participantes não tinham atitudes coerente. Alguns ficaram evidente no começo como Yuri e Marcelo outros no final caso de Natália e Andressa com suas ações contraditórias.
    -ELA se diferencia dos outros vencedores por não sofre perseguição

    -Analisando entre os três ela foi a melhor com uma trajetória melhor mais ficando uma IMAGEM de amiga,romântica, que não briga e de boa oratória.
    -Muitos não aceitam(ram) Fernanda por causa da história do casal, os elogios do apresentador , que a produção estava manipulando o programa e culpando-a pela saída de Kamila.

    -A Casa de Vidro e a volta dos veteranos foi uma forma de recuperar o sucesso pois a edição do ano passado com combinações de votos e grupo vencedor sem carisma teve baixa audiência.
    -Porém os veteranos nãos corresponderam, nem movimentaram a casa e houve escolhas equivocada como Natália, Fani e Yuri.
    -A produção esperava que eles fossem um novo Dourado(10).

    ResponderExcluir
  8. Blá, blá,blá... Você sempre fala um monte de baboseiras e no final não dá em nada! São todos achismos seus e meia dúzia são visões do jogo, só que deturpadas. Poucas são as coisas que você fala e que são coerentes! Se manque!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Coerentes ou não, você leu e deixou um comentário.
      A intenção foi atingida.

      Excluir
  9. Discordo em mto desse texto, acho que a internet e as torcidas organizadas passaram a dominar os realities - é só ver o que aconteceu no BBB do Dourado, uma mobilização geral que tomou conta da internet e transformou Dourado em um mito! Tudo a partir da internet, ou vai dizer que o público de casa, que não usa as redes sociais, estava todo torcendo para Doures vencer? Infelizmente, as edições apelativas e parciais e as torcidas organizadas estão promovendo o fracasso dos realities e só digo uma coisa: Graças que este fiasco de BBB acabou! A vitória da Fernanda só veio coroar a maior roubalheira da história!! Parabéns Fernanda, parabéns Boni/Bial, parabéns Globo e parabéns povo que compra tudo que vê pela frente!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.