10 fevereiro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Torcidas e Justiça


Torcidas e Justiça

"Miki Candy 8 de fevereiro de 2013 22:11
Frank, você acha que um participante pode se queimar porcausa da torcida?"

Na verdade normalmente nenhum participante se queima propositalmente, e pode ser "queimado" pela produção. A ação é ativa e não, passiva. Por exemplo, o que você diz pode ser classificado ou tido como fofoca e queimar sua preferida ou preferido, se souberem quem é, como contra-medida por parte de outras torcidas. Pode ter certeza que vão procurar saber qual é sua preferência para punir você através da mesma. O caso do Dhomini pode ser tomado como exemplo e se aproveitaram bem de um episódio para derrubar um campeão muito ameaçador para todos os demais concursantes.  Pode-se dizer que ele foi eliminado por ser considerado forte pelas torcidas dos demais, de certa forma.

Tecnicamente o participante não se queima, Miki. Mas na prática sempre o que ocorre é ser "queimado". Não somente as torcidas podem queimar seus próprios ídolos, mas também as torcidas dos competidores rivais. Tudo depende de como agem essas torcidas. Difamações, distorções de fatos, xingamentos, fofocas, mentiras e coisas similares são facas de dois gumes. Fatos fundamentados são mais eficazes, mas depende da forma com que são apontados, porque quem decide mesmo as paradas são os telespectadores isentos, que são maioria. Os realizadores são os que mais têm como "queimar" um concursante.

O peso do voto pela internet pode ser reajustado para que as torcidas organizadas não cheguem a ter o poder de suplantar as maiorias votantes por telefone, não importa quão grandes são estas torcidas. Por si só elas (as torcidas) são injustas, já que podem votar de forma ilimitada gratuitamente. No fundo, existindo ou não, elas não interferem ou não deveriam interferir substancialmente nos resultados. É ai onde reside o poder de manobra dos realizadores.

Uma vez eu falei aqui em maiorias silenciosas. São elas quem decidem. Por essa razão é que os realizadores editam vídeos mostrando a visão deles. Em minha opinião esses vídeos somente são efetivos quando espelham a verdade. Quando são tendenciosos a audiência percebe, mesmo sem terem conhecimentos técnicos suficientes. É uma espécie de intuição coletiva, compreende?

Vou dar um exemplo hipotético: Natália e Fani já trabalharam com a produção do BBB e a audiência sabe disso. Imaginemos que uma edição de vídeo apresenta uma delas ou as duas em situação favorável frente a outro concursante. A resposta do público será necessariamente diferente da que seria se elas não tivessem aquela ligação com a produção. Ao contrário, se a edição fosse desfavorável, não haveria desconfianças, mesmo que nas duas situações as edições fossem justas. Em qualquer dos casos não haveria justiça, mas pode haver, se opiniões abalizadas, isentas e honestas influírem com suas opiniões.

O mesmo ocorre com as torcidas organizadas na visão daquelas maiorias silenciosas acima referidas. Uma leitora perguntou se minhas opiniões subjetivas são corretas. A minha resposta é que elas são sinceras e tanto quanto possível isentas, portanto são corretas (em minha opinião, LOL). No entanto quem decide se uma opinião é correta é o interlocutor e opiniões são sempre subjetivas por natureza, de acordo com o mestre Immanuel Kant e, cabe ao leitor julgar da credibilidade. Mas não podemos dizer o mesmo das opiniões de torcedores apaixonados e cegos pelo fanatismo. No caso dos realizadores não há como serem sinceras as posições, por uma simples razão: para eles pouco importa quem ganhe o RS, desde que haja a máxima audiência possível.

Se for preciso sacrificar um ex-campeão em nome da audiência não tem problema! Em outras palavras, a isenção deles tem outros objetivos, que não o de fazer justiça. O mesmo acontece com as torcidas. Ambos são vistos por aquelas maiorias silenciosas com cautela e desconfiança, mesmo sendo infundadas. Misturar veteranos e ex-campeões com novatos é uma má idéia e abre caminho para mil e uma tramóias e falcatruas, sempre em busca da maximização da audiência sem qualquer consideração a respeito de justiça.

Fazer isso é uma ótima maneira de redimir um vilão, mas a justiça quase sempre acaba sendo feita, com algumas raras exceções. Em resumo, a produção e as torcidas organizadas são julgadas. Os comentaristas e os apreciadores de RSs precisam ser isentos para julgar com justiça e não podem participar de torcidas. A partir do momento em que tomam partido por A ou B, perdem a capacidade de julgar com isenção.

Mesmo quando os realizadores são bem sucedidos em enganar a audiência em algum momento, a longo prazo isso redunda em prejuízos, porque eles perdem credibilidade e, em consequência, os seus RSs são mais vigiados e perdem audiência. A cada edição torna-se necessário inventar novas atrações e truques sensacionalistas para manter os níveis de audiência estáveis, enquanto a justiça e a equidade cai por agua abaixo. Segundo Abe Lincoln, "você pode enganar alguns por algum tempo, mas..." etc, etc, etc.

O fim de tudo isso é a morte deste gênero de entretenimento. Há uma frase que pode ser atribuída a mim que diz: Quanto mais bossas inventam num RS mais parciais e injustos se tornam para os concursantes.

"Anônimo 8 de fevereiro de 2013 19:06
Frank,
Por qual canal posso assistir O Gran Hermano 14?
Livia Fs"

Você pode assistir pela internet. Quase tudo da Telecinco espanhola pode ser assistido online. Entre no site oficial do GH e role até o final. Na Coluna "Qué queres ver", poderá escolher o que quiser. Telecinco, TV online e TV en directo geralmente são os que você irá escolher para saber tudo e assistir GH. Você poderá assistir simultaneamente o canal online ao vivo do GH e as galas ou os programas de debates, também ao vivo. Os resumos diários e as galas também estarão provavelmente disponíveis. No ano passado havia o Mitele exclusivo para a cobertura do GH 24 horas, mas ignoro se este ano será igual. Fique atenta a estes links:

http://www.telecinco.es/granhermano/
http://www.mitele.es/
http://www.telecinco.es/gh_12mas1/resumenes_on_line/4012131/?page=1 (O GH14 será algo similar)
http://www.telecinco.es/gh_12mas1/galas_on_line/4012129/ (idem)
http://www.mitele.es/directo/telecinco/

O blog El Gato Encerrado (http://www.telecinco.es/blogs/gatoencerrado/) sempre fornece ampla cobertura do GH e direciona para as galas, resumos e blogs de minutantes.




7 comentários:

  1. Um dia chego lá viu Sr. Frank? seus comentários são maravilhosos, este aqui é uma leitura perfeita sobre RS. Já tinha uma visão parecida. O que não sabia é que a FANI e a NATÁLIA fizeram parte da produção do BBB... Então é isso: não tenho preferência por nunhum deles, mas tenho a certeza de simplesmente não suportar as duas viu? tudo muito pensado, tudo muito medido, tudo muito artificial, tudo muito dirigido kkkkkkkk um saco!!! aff!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Frank!
    Como sempre você arrasa com seus textos.
    Ficarei atenta ao GH14. Tomara que seja do meu agrado.
    Abraços.
    Livia Fs

    ResponderExcluir
  3. Doug

    A produção do programa percebeu que o Dhomini ficou muito parado no jogo e resolveram elimina-lo. Outra situação curiosa, as enquetes indicavam o Marcello para sair da casa, mas aconteceu o contrário. O que me leva a acreditar que a direção do programa é quem decidi a votação. Podemos afirmar que a preferência hoje da direção do programa é na Kamilla, uma vez que a edição exibi cenas com ela na maior parte do tempo e sempre com momentos favoráveis a jogadora, sem abrir espaço para outros participantes que possuem o mesmo potencial para disputar o prêmio.

    ResponderExcluir
  4. É um jogo puramente manipulado, as atitudes de cada pessoa podem ser usadas favoravelmente ou contra elas a depender da intenção de quem administra o programa. A exemplo da jogadora Andressa, o Pedro Bial a chamou ironicamente de "Santinha", relacionando ao fato de ter namorado por 8 anos uma pessoa e no programa se envolvido com outro, por outro lado, podemos concluir também que ela não é santa, visto que teve experiência longa de 8 anos, ou seja, não é a virgem a ponto de ser tachada de "Santinha".

    Doug

    ResponderExcluir
  5. engano seu a kamila é a melhor junto com a fernanda as duas são as melhores , são divertidas ,alegres e boa gente ..ve o jogo perfeito e jogam com honestidade isso é bacana de assistir..quero assistir gente com carater ,elas são

    ResponderExcluir
  6. Não se enganem ao assistir pessoas que fazem brincadeiras, coisas engraçadas. O participante mais honesto no programa, mesmo sendo o mais fechado no jogo, não deixará de ser a pessoa ideal para ser o campeão. O que se deve ser considerado são os valores de cada pessoa e não por entretenimento, pois bastasse falsos teatros para ser o vencedor.
    Nem sempre o mais engraçado e extrovertido é o mais honesto. Prestem mais atenção principalmente nas edições da emissora que transmite o programa, o mais recomendado é ver pelo PayPerView e tirar suas conclusões do que se apegar a um trecho posto pelo programa.

    Doug

    ResponderExcluir
  7. Interessante o Sr ter citado o peso das ligações em relação aos votos da internet e estranhamente tivemos informação que na eliminação de Dhomini a votação por telefone superou os votos da internet.
    Como se explica isso?Como ele foi eliminado vencendo as votações por telefone que deveriam ter peso maior?Não sei se confio nos auditores desse reality, pois nem na saída de Dhomini foi divulgado a quantidade de votos.
    Gostaria que Ministério Público, que tanto se empenhou em apurar os mal tratos ao cão fictício, fizesse agora seu papel averiguando possíveis manipulações em votações, visto que envolve dinheiro dos telespectadores.

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.