28 fevereiro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Tabelas e Enquetes



Tabelas e Enquetes

A montagem de enquetes e as tabelas analíticas correspondentes precisam ter um mínimo de cuidados para não gerarem confusões e interpretações tendenciosas ou errôneas. Por exemplo, as perguntas nos títulos das enquetes têm que ser claras e, tanto quanto possível, não induzir a erros nas respostas.

O mesmo acontece nas tabelas que são montadas para mostrar os resultados. Por exemplo, a tabela abaixo foi montada com base no comentário de um leitor (Renato santos) e não é uma tabela completa. Ele quis mostrar que Fernanda é a mais preferida, mas "esqueceu" que, se Fernanda não estivesse mais na casa, Kamilla ou André estariam "bem na fita", por causa dos emparceiramentos das torcidas ou pela "carga" das torcidas contrárias contra o principal obstáculo para as vitórias de seus preferidos.

Está nítido para todos que André, Kamilla e Fernanda são parceiros no RS e que Anamara não forma emparceiramento com ninguém de maneira firme. a não ser um leve emparceiramento com as outras veteranas, porque a atuação dela é mais individualista do que o emparceiramento do grupo da Fernanda, que é mais coeso. Aliás as veteranas são classicamente independentes no RS e sabem que qualquer deslize de uma delas beneficiará as outras duas e, esperam por isso, porque elas "acham" que são fortes em suas estratégias. Caso contrário adotariam outras táticas.

A detratação indicada pelo Bial nunca será efetiva, porque qualquer um percebe quando isso é feito, por mais que seja disfarçadamente. A meu ver isso foi um aviso endereçado mais às veteranas do que aos novatos e a revelação do percentual de eliminação do Eli foi feita também com esse objetivo, já que a Maroca estava supondo que apenas o Eli era fraco e André "achando" que a disputa foi renhida entre o Marcello e o Eli, só porque é "inimigo" de um e amigo do outro. Na verdade essa  questão dos detratores abrange também as torcidas, porque elas podem prejudicar seus preferidos com isso, pensando que estão ajudando. Fãs independentes ou isentos não vêem isto com bons olhos!

Ao invés de considerar o número de votos, a tabela Crrysss deveria considerar os percentuais, porque os totais de votantes são desiguais nas duas enquetes e são diferentes os votantes em alguns casos. No exemplo fiz destaque aos emparceiramentos por afinidade dentro da casa, levando em conta apenas os concursantes arrolados na tabela Crrysss original do comentário do leitor e esses emparceiramentos são também seguidos e considerados pelos torcedores ou suas torcidas organizadas, oficiais ou não.


Seria preciso levar em conta também as rejeições dos outros 4 (Marcello, Násser, Andressa e Natália) que, somados, atingem mais de 50% do total em rejeições. Uma boa quantidade dessas rejeições é feita por parte dos partidários do grupo da Fernanda, enquanto é lógico supor que as rejeições do Marcello e da Kamilla são de partidários das veteranas e, a veterana mais forte em torcedores é a Maroca. Bial falou que não existe mais essa diferenciação entre veteranos e novatos, mas existe sim, principalmente por parte das veteranas por um lado e dos homens por outro. As torcidas também seguem esse padrão.

Acabou-se o tempo em que somente os realizadores faziam projeções e análises de votações e pesquisas para planejarem os emparceiramentos nos paredões. Eles não são os únicos inteligentes e deveriam reconhecer isso o quanto antes, para não cometerem mais as injustiças do passado. Detesto as invenções de estranhos ao Reality, porque sempre cometem indiscrições (autorizada ou não) decorrentes de suas preferências pessoais, além de não serem pessoas exatamente isentas ou qualificadas para meter a colher no assunto. Que esperem sua vez quando forem apresentadores de Realities, se um dia vierem a ser. As pesquisas e enquetes da Web mostram claramente que as torcidas estão organizadas em torno dos conceitos apontados acima e as enquetes do Votalhada mostram isso claramente.

P de Preferências e R de Rejeições
Nota: Os dados considerados nas tabelas são de 28/02 às 19h30.



"Rodrigo Werneck 26 de fevereiro de 2013 09:58
Oi Frank, só queria agradecer por você finalmente ter tirado a enquete "Caras" da média oficial..."

Tudo bem, Rodrigo, mas não sou eu quem faz tudo aqui. Aliás a minha parte é muito pequena no blog, mas é a mais absorvente em termos de tempo. Preciso acompanhar os concursantes enquanto estão despertos e só durmo quando eles dormem. De qualquer modo seu agradecimento chegou ao destino correto e o Admin sabe disso, tanto é que aprovou seu comentário e conferiu seu aviso. Apreciamos leitores como você e muitos outros, que desejam o bem do blog.

"ana paula 26 de fevereiro de 2013 12:10
Pois é verdade Frank, a história da Manuella na FV vem bem como comparação para Fernanda,"

É isso aí, Ana paula. Só não esqueça que ao corroer um elo da corrente, você contamina os elos vizinhos. É aquela história do "diga-me com quem andas e te direi quem és". O "inimigo" poderá aproveitar-se disso. O que é lindo entre elas (Fernanda e Kamilla) é a amizade sincera. Não é por outra razão que a produção tenta minar essa amizade e, isso deve ser exaltado e dá vida ao RS. Elas são mais efetivas que casais.

Crrysss (Renato Santos) 26 de fevereiro de 2013 16:24
Fiz umas continhas rápidas com base nas 2 enquetes do votalhada, é interessante observar que apenas 5 concorrentes conseguem ficar com um saldo positivo, quando subtraimos os votos contra dos a favor,

O Ranking seria o seguinte:
3115 votos para Fernanda
1421 votos para Kamila
0613 votos para Anamara
0058 votos para André
0027 votos para Fani

Muito interessante suas continhas Crrysss, mas não fique somente nas continhas rápidas (vá fundo) e leve em conta que as rejeições e preferências de Kamilla e Maroca resultam de "chumbo trocado" entre suas torcidas. LOL. A meu ver, estão atirando em patos e acertando em lebres. Ou seja, estão mirando nos alvos errados e o cisne saindo ileso. Seus números são um pouco válidos apenas para a comparação entre as duas (Kamila e Maroca) e evidencia que a aliança Fernanda-Kamilla é forte. Nada mais. Isso que digo baseia-se em seus números e nada tem a ver com preferências.

Faça as continhas com os percentuais (incluindo todos os participantes) e não com os votos, porque os totais de votos das enquetes são desiguais e os votantes não são os mesmos. Sugiro que monte tabelinhas desse modo e coloque em seus comentários no futuro, ou envie para mim regularmente, caso prefira. Darei um jeito de incluí-las em nossos posts sob o Título "Tabela de aceitação percentual de Crrysss" (depois de conferir ou atualizar os dados), contendo uma coluna de nomes e 3 colunas numéricas, utilizando a soma algébrica ( P-R ) dos percentuais, com resultados positivos e negativos, dependendo desses resultados.

"ana paula 26 de fevereiro de 2013 21:27
Acho que quer dizer as duas enquetes do blog: a das preferências sendo a "dos BBBs preferidos" (P) e a das rejeições sendo a "do BBB que vc NÃO gosta e que deveria ser o próximo eleiminado" (R)."

Correto, Ana Paula. Trata-se de uma tabela de "rankiamento" (colocações) dos concursantes nas duas enquetes semanais. Após cada eliminação o concursante que saiu é retirado, a tabela é zerada e os visitantes começam a votar de novo. Cada coluna é o ranking de uma semana e a semana zero corresponde à Casa de Vidro. Na coluna "R" o número 1 representa o mais rejeitado e, na coluna "P", o mais preferido. A última linha é a dos números sequenciais da semana (título). Cada participante só é "rankiado" até a última semana em que permanece na casa, logicamente. Deu para entender, Teresa? A necessidade de comprimir a tabela para caber na página, faz com que ela seja um pouquinho complicada!

"Livia Fernandes 27 de fevereiro de 2013 13:58
Olá!
...Mas, o que acho mesmo interessante são as contradições de enquetes, principalmente em se tratando de Preferidos e/ou não. Existe uma discordância total quando da votação realizada pra valer (Paredão - quem sai). Seria porque as votações em enquetes, na maioria dos sites, permitem que se vote mais de uma vez? Ou as torcidas votam sem medidas de avaliações sinceras? Complicado, não?"

Olá! Falou e disse, Lívia. Aliás sua intervenção inspirou esse nosso post. Complementando as palavras do Admin, são feitos "raides" de torcidas em enquetes, e não só nas votações dos paredões e roças. Isso foi muito observado na F5 e FV1. Algumas vezes eles ficam conclamando os partidários de certos concursantes a deixarem as enquetes dos diversos blogs e sites momentaneamente de lado e se concentrarem nas votações dos paredões e roças. Alguns até informam quantas vezes ou durante quanto tempo votaram. Normal!



3 comentários:

  1. Roubo na prova do lider, passem pra frente por favor, o Globo quer prejudicar o Nasser.

    http://www.dailymotion.com/video/xxvd6t_farsa-bbb13-kamilla-perde-para-nasser-a-prova-do-lider-olhe-o-tempo-em-baixo_shortfilms?search_algo=2#.UTBHEDfNV14

    ResponderExcluir
  2. A prova foi fajuta demais, Nasser venceu com mais de um corpo de vantagem, depois dizem que a produção não protege a Kamilla, vai nessa.

    http://www.dailymotion.com/video/xxvfm2_tempo-de-nasser-e-kamilla-no-bbb-13-prova-do-lider-28-02-2013_shortfilms#.UTBa5jfNV14

    ResponderExcluir
  3. Doce ilusão Flávio! Boniscreudo não mudará nda. Cartas marcadas meu amigo! Esse BBB será de um dos q se intitulam perseguidinhos e vitimas da casa. Qdo se juntam só falam em jogo ou então ficam de chororô. Nda de interessante a se ouvir destes 3. Apesar das enquetes feita pelo blog provarem em porcentagem maior q ouve sim má fé da produção e q a prova teria q ser refeita, tudo continuará igual nesta nave louca e manipulada q se chama BBB. Trouxa somos nós q assistimos e achamos q um dia mudará. Abraços

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.