08 fevereiro 2013

IMPRESSÕES de Frank Killer: Português e Comportamentos


Português e Comportamentos

Uma das desvantagens em ser lutador de artes marciais ou adepto de esportes violentos é que eles não têm simpatia pelo que consideram debilidades. Possivelmente classificam humildade e modéstia como "fraquezas". Você pode ter ou demonstrar ter confiança, mas tem que tomar cuidado para não ser arrogante ou pretensioso. Yuri foi vítima disso tanto no BBB12 como no BBB13. Ser verdadeiro é louvável, mas não vamos confundir isso com merecimento. Entre um verdadeiro honesto e um verdadeiro desonesto há muita diferença.

Se o Eli for o próximo a sair e entrar uma mesa de sinuca ou bilhar, por exemplo, irá ocorrer a formação de um "Clube do Bolinha" integrado pelos novatos remanescentes. Algumas máscaras já caíram, uma vez que os comportamentos de alguns já mudaram drasticamente. Tem gente usando uma máscara diferente para cada semana e só não vê quem é cego! Às vezes os comportamentos mudam nitidamente no intervalo de apenas uma hora.

Com uma maioria de mulheres dentro da casa vai começar a guerrinha pela disputa dos restos de homens existentes e as falsidades irão pipocar de todos os lados. Começarão pelos apodos "inocentes" tipo loura, bila, príncipe, princesa, barbie, "marineura", amiga, etc, e culminarão como chatas, falsas, dissimuladas, sonsas, fura-olho, etc. É só esperar para conferir!

Estou gostando muito de ver a precisão com que a Kamilla está fazendo a leitura dos companheiros de confinamento. A produção e o Bial estão "enchendo a bola" de algumas pessoas (com baixa cotação) com a intenção de desviar a atenção da audiência das verdadeiras preferidas deles e para "engordar" seus paredões (leia-se audiência).

Prestem atenção, leitores! Acho que minhas advertências sobre perdedores não foram absorvidas por alguns. Quando você denigre um concursante visando beneficiar seu preferido, ocorre o contrário do que você deseja. Você o prejudica em benefício de quem você quer depreciar, principalmente quando o que você diz é mentira ou é uma manifestação de perfídia, despeito ou inveja. Isso é facilmente percebido pelos outros leitores e as mentiras acabam sendo descobertas pela observação e a leitura de outros comentários, até mesmo em outros blogs. Não é proibido torcer por ninguém, mas perceba que ao se identificar com seu preferido, você está se igualando a ele ou querendo ser igualalado ou aprovando o que ele faz. Refiram-se a fatos comprovados para não correrem riscos de serem mal interpretados. Suas opiniões subjetivas nem sempre são as corretas e quando isso acontece vocês estão "dando murros em pontas de facas". Pensem nisso.

Parabéns para a Miss Pará pela vitória na prova do Líder. Oxalá ela consiga defender sua grande "amiga" e seu companheiro da ₢asa de Vidro. Espero que não sejam como a Manoella e o Raphael da FV1, para o bem ou para o mal, e que somente somem, ao invés de subtraírem.

Cláudia R, Lívia Fs, Marli e Patrícia Pereira, não abandonemos os concursantes à própria sorte. Eles não têm culpa por estarem no RS em que estão ou na emissora bem assim. Eles precisam da nossa proteção e análises honestas. Vocês estão em posição privilegiada para emitirem opiniões isentas. Anônimos, assinem seus comentários e, em especial, os que nos fazem perguntas e solicitações.

"Patricia Pereira 5 de fevereiro de 2013 03:32 / 3 de fevereiro de 2013 10:32
Frank na resposta pra Claudia esse shish foi pra mim?
Eu vi heim !!!! rsrsrsrss"

...Será valido a Karine continuar falando mal da Angelis em futuras entrevistas, será q haverão futuras entrevistas ?"

Espero que não, Patrícia, para ambos os questionamentos. Para os nossos leitores, eu dou ibope o máximo possível. Esse trecho de seu segundo comentário dá-me ensejo para comentar sobre regras gramaticais e em especial sobre conjugação e concordãncias verbais e que me perdoem os soldados do verbo haver. Certas exceções, às vezes, ao invés de facilitar, visam complicar e entram em choque com as conjugações que as nossas primeiras professorinhas, lá no Primário, nos ensinaram.

As regras do idioma nem sempre seguem o uso popular e a exigência draconiana de observação da linguagem castiça tende a matar esta linguagem, entendida como viva e em constante evolução. Pelo certo, as regras deveriam seguir o uso popular consagrado (e em especial as exceções) e, não, seguir os modelos conceptuais e de razões lógicas concernentes a certos empregos de difícil compreensão ou fora da nossa realidade comunicativa.

A internet é um meio de difusão cultural mais democrático e menos elitista e cria uma realidade que não pode e não deve ser ignorada. Exorto aos puristas e letrados para contribuírem com seus conhecimentos, mas não percam de vista que estão lidando com uma massa diferente da massa de seus leitores habituais. Olvidar isso seria cair no ridículo com todo o seu cabedal de conhecimentos linguísticos.

Toda regra admite exceções, justamente em prol da flexibilidade, e a linguagem está cheia delas. Já dizia o "Velho Guerreiro": "Quem não comunica, se estrumbica". Se você fica preocupado em observar rigidamente as inúmeras regras gramaticais, acaba "travado" em sua criatividade, a menos que seja um integrante do seleto "clubinho" elitista dos aquinhoados por uma formação acadêmica esmerada. Porém isso não lhes confere automaticamente o talento para se comunicar.

Por essa razão não escrevo exatamente seguindo as regras gramaticais e, tenho um modo livre de redigir. Até invento palavras e fartamente uso vocábulos estrangeiros em meus escritos sem qualquer pejo, porque a web é "multilingue". A intenção é espicaçar a curiosidade e, ao mesmo tempo, difundir e estimular a leitura e a global cultura sadia, mas principalmente comunicar-me com a audiência. "i´m so sorry" pelos autores que não foram traduzidos para outros idiomas e/ou os que só escrevem em português. Podem ser uma raça em extinção. Adaptem-se!

Para mim o importante é a comunicação e a linguagem é apenas um instrumento. Sorry, mas não me prendo a amarras de consciência e de regrinhas de português repressoras e, este blog não se dedica a aulas de português. Quem quiser ser professor de português, que procure outro blog ou faça um, e deixe em paz os nossos leitores e a mim. Deixem-nos falando aqui apenas de Reality Shows com as nossas próprias limitações linguísticas e, "passem ao largo".

Uma das razões pelas quais muitos fogem das escolas ou sentem-se reprimidos para desenvolverem seu potencial redacional criativo é a existência de pseudo intelectuais sem outra ocupação que não seja ficarem patrulhando as palavras alheias. De nada adianta saber gramática ou ter profundos conhecimentos linguísticos e não ter civilidade, educação, talento para escrever ou idéias para desenvolver.

Com o advento da internet o povão agora tem um meio para expressar-se e os catedráticos têm mais é que adaptar-se às novas realidades, ao invés de entrincheirarem-se por detrás dos compêndios e dicionários tradicionais, "dando uma" de policiais e fiscais do idioma culto ortodoxo. Olhem o que aconteceu com os idiomas e as linguas mortas, como o latim clássico e o vulgar, por exemplo. Se dependesse desses passadistas refratários e parvos aretinos, o português e outros idiomas modernos não existiriam.

Catulo da Paixão Cearense foi criticado por escrever em linguagem popular e não escrever seguindo as regras gramaticais e de composição da época. Por isso ele compôs estes versos em resposta e calou a boca de muita "gente boa".  Hoje quase ninguém lembra-se de seus detratores, enquanto ele é festejado como um dos maiores poetas nacionais e compositor inspirado.

Zoilos! Parvos Aretinos!
Criticóides pequeninos!
Passadistas refratários!
Futuristas - legionários
dos maiores desatinos!
Poetastros retardatários!
Reis e príncipes cretinos!...

http://vertentedaalma.blogspot.com.br/2011/02/de-catulo-da-paixao-cearense-para-seus.html




8 comentários:

  1. Então você escreveu : " Suas opiniões subjetivas nem sempre são as corretas . "

    Obs: minha)( ....E as suas são corretas ?

    Gosto de textos longos e bem digeridos - nesse quesito gostei do que li.

    ResponderExcluir
  2. Oi, Frank!
    Sinto muito, mas não tenho mesmo a mínima vontade em dar audiência ao BBB. Causa-me mal-estar sentir-me enganada. Tive o prazer de conhecer pessoalmente alguns ex-BBBs e saber exatamente o que ocorre neste tipo de RS. Big-Fone, Provas... tudo direcionado ao concursante que mais lhe interessa (os protegidos). Não existe mais expectativa. Já desde o início de uma prova já dá para saber quem sairá vencedor.
    Ainda tenho esperança na Fazenda, Record, porém se, mais uma vez não me convencer, também deixarei de assistir.

    Livia Fs

    ResponderExcluir
  3. "O Gran Hermano 14 da Espanha estreará em 11 de fevereiro e, segundo Álvaro Diaz, director de las galas, os concursantes escolhidos no casting não entrarão todos no primeiro dia. Entrarão no decorrer da edição numa tentativa, a meu ver, de abolir a figura do participante reserva. Resta saber se o público e os primeiros que entrarem vão pensar assim e, acabar de vez com o preconceito pelos "nuevos" . (http://www.telecinco.es/granhermano/gh-catorce/alvaro-diaz-director-gh_catorce_0_1549275710.html)."

    Frank,
    Por qual canal posso assistir O Gran Hermano 14?

    Livia Fs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom proveito, eu tambem não vou perder.

      http://www.telecinco.es/endirecto/

      Excluir
    2. Obrigada! O link já esta em meus favoritos.
      Livia Fs

      Excluir
  4. Oi Frank

    Não seria abadoná-los a própria sorte,é que considero o elenco fraco mesmo (sem carisma)como bem vc citou em outro post,tudo tão pré-fabricado, entenda-se "novelinha" .Fui contra a entrada dos ex-BBBs desde o princípio,mas depois de conhecer o elenco dos novatos pensei ,os veteranos é quem estam salvando o programa...Enfim sinto falta de naturalidade ,mas vou continuar acompanhando,embora ache infelismente que não mudarei de opinião.

    Bjs

    Cláudia R.

    ResponderExcluir
  5. Olá Frank, gostaria de saber sua opinião se alguns participantes podem se queimar porcausa da sua torcida? Um exemplo agora é a richa Anamara contra Kamilla. A torcida da Kamilla esta a todo custo tentando difamar a Anamara usando até calunias. Não colocando ela como vitima, mas essa richa foi criada porque a torcida da Kamilla tava procurando o que não se deve. E você acha que a Kamilla pode vencer esse BBB?

    Grato
    Miki

    ResponderExcluir
  6. Frank, você acha que um participante pode se queimar porcausa da torcida? Porque a torcida da Kamilla esta a todo custo tentando difamar Anamara porque ela é uma grande ameça ao premio.E você acha que qual das duas tem mais chances de vencer?
    Grato
    Miki

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.