02 agosto 2012

IMPRESSÕES: Falso Alarme?



Uma leitora que se assina Olivia RC me atraiu a atenção para esse tema e, pelo que ela escreve amiúde, creio ter identificado tratar-se de uma aficionada como eu. Esses "falsos alarmes" já ocorreram algumas vezes e visam objetivos diversos, entre os quais, o de criar "suspense" tanto entre os concursantes quanto em relação ao público, principalmente o público internauta. É sabido que alguns internautas ficam até ao amanhecer acompanhando o que rola na Fazenda, mesmo que seja apenas vendo os seus ídolos dormindo.

Infelizmente os elementos da produção responsáveis por veicularem as notícias distorcem os fatos para encaixarem seus pontos de vista pessoais ou utilizam artifícios de linguagem para induzí-los. Deveriam cingir-se aos fatos com honestidade e isenção, mas não é o que fazem.

Os alarmes falsos seriam ideais para criar stress nos concursantes, da mesma forma que as regras idiotas e ilógicas o são. Porquê razão um concursante não pode realizar as tarefas de outro? Porquê não se pode cuidar da manutenção e limpeza da Fazenda fora dos horários estabelecidos? A profusão de regrinhas bobas tem muito mais a ver com a pressão psicológica do que com fatos lógicos perfeitamente coerentes.

Alguém pode me informar, por exemplo quem abriu a porta da baia das ovelhas e não a fechou como deveria logo após? Que importância tem a Simone limpar excrementos em uma porteira, que certamente poderiam causar um acidente com um escorregão de alguém? É claro que os motivos são outros. Pode até ser para possibilitar interferências nas tramas e nos interrelacionamentos entre os concursantes.

"En passant", participante tem 12 letras e concursante tem uma a menos e só por isso já justificaria o seu uso por mim, mas tenho outros motivos para isso. Em outro post serei mais rico em detalhes.

A ida da Nicole para a roça pode redundar em um alarme falso. Calma que vou explicar-me melhor. Suponhamos que os fãs da Viviane resolvam poupar a Penélope. Desse modo eles estariam eliminando uma potencial inimiga (na final) de sua preferida, e reservando a Penélope como "bucha de canhão" para o futuro. Seria uma estratégia inteligente e a vitória nesta roça da Penélope seria um falso alarme. 

É claro que a estação não concordaria com isso e poderia punir os fãs da Viviane, prejudicando-a no Reality. Não seria honesto nem justo fazer isso, porque a Viviane não tem nenhuma culpa do que fazem seus fãs. Ela não sabe absolutamente nada do que está acontecendo aqui fora, como insinuam alguns detratores dela e, inclusive, até comentando meus posts.
Suponhamos agora que, em lugar da Nicole, estivesse a Viviane na roça contra a mesma Penélope. Os fãs da Nicole poderiam fazer a mesma coisa, porém, mesmo saindo a Penélope agora, essa possibilidade dos fãs da Nicole ainda existiria contra qualquer um dos demais concursantes no futuro, somando-se os seus respectivos partidários com os partidários da Nicole. E assim teríamos mais alarmes falsos pela frente.

Essa estratégia da torcida da Nicole teria muita chance de dar certo porque a própria estação tem se empenhado em enaltecer a Nicole e desprestigiar a Viviane. Na minha opinião a derrota da Giselle no BBB8 foi "trabalhada" pela outra estação do mesmo jeito. Mas isso já são aguas passadas.

É ai que a estação entra, e pode fazer com que nem a Nicole e nem a Viviane sejam as vencedoras desse concurso, ganhando então o preferido ou a preferida "deles". Quem não acredita que isso possa acontecer é só acompanhar outros Realities pelo mundo afora onde isso já aconteceu antes e aconteceu este ano, por exemplo, na Espanha, de uma maneira inversa, onde a preferida do público caiu em desgraça com a estação porque mentiu sobre a sua estadia no Brasil, no BBB12. Seus vídeos foram mostrados inclusive para concursantes que ainda não tinham saído (alguns deles) para desmascará-la. Interferiram no jogo dela, que estava dando certo e sendo aprovado pela maioria do público espanhol.

O caso da Noemi foi um caso de xenofobia clássico por parte dos realizadores do programa e quem é aficionado sabe disso. Infelizmente isso só serve para crucificar pessoas e desmoralizar Reality Shows. Em minha opinião desvirtua as intenções do formato da Endemol e esta deveria cancelar o contrato de exploração da idéia com quem faz isso.

Muitos vencedores de RS´s utilizaram estratégias eficazes e a Noemi utilizou uma estratégia radical não aprovada pela estação. Houve erro porque esta decisão caberia ao público e não aos realizadores.

Com estes adendos junto com o exposto no post anterior considero suficiente por ora o que teria a falar sobre a atual roça entre a Nicole e a Penélope.

Frank Killer - @frankkiller04
frankkiller@votalhada.com.br


   

17 comentários:

  1. Ótimo texto! Só não concordo em relação ao BBB8, na última semana do reality Gisele estava irritada, tratava mal a Natália e era grossa com Rafinha constantemente. Era apática, e só se soltava nas festas. Débora Secco que esteve lá saiu falando de sua decepção com Gisele. Confesso que também me decepcionei. Noemi era sem dúvidas a mais querida no Gran Hermano, mas Pepe também era. E realmente pesou a mentira em relação a sua estada no Brasil. Qto a roça de hoje, quero a eliminação de Penélope . Nicole precisa ser eliminada por Vivi, rsssss . Questão de honra! Sandra

    ResponderExcluir
  2. não entendi nada :S podia traduzir agora ? kkkk

    ResponderExcluir
  3. Vamos esclarecer uma coisa? A Viviane nao se destaca no programa por pura INCOMPETENCIA dela, por ser apatica e mal-humorda. Ela deveria se ajoelhar e agradecer a DEUS pela Nicole estar no programa e pelo Belo existir so assim ela consegui algum destaque.

    KP

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente..Torço pra Nicole hoje pq ela me conquistou ao longo do programa...Não acho que a Vivi é uma pessoa ruim mas vc disse tudo...Não mostrou nada durante o programa. Ela sim é individualista..Nunca vi ela fazer nada por ninguem...A não ser o escandalo quando odete saiu..E as fofocas (do bem) segundo a pior de todas Shayene. Adoro a Pe e consigo entende-la claramente..Eles que aparecem, peitam, argumentam..estão todos saindo..As Plantas como Léo e Simone lá ainda, amando todo mundo e fazendo figuração. O que eu discordo totalmente com a torcida da Vivi é que decidiram no inicio do programa que ela seria campeã, independente do que fizesse...Não contavam com o carisma e a evolução da Nicole no programa.

      Excluir
  4. " Essa estratégia da torcida da Nicole teria muita chance de dar certo porque a própria estação tem se empenhado em enaltecer a Nicole e desprestigiar a Viviane."
    - Em que momento isso tem acontecido? O que é notório pra todos é que esse blog torce pra Viviane, eu tambem, mas nao pela participação dela e sim , já de muitos anos sou fã da Vivi. Nicole é polêmica, tem seus rompantes, é agressiva nas palavras mas sabe admitir qdo pega pesado desnecessariamente. Jã pediu desculpas varias vezes, e inclusive reconhece que pega pesado com Vivi.
    Acho que quem está com torcida organizada é Viviane, nao é culpa dela, essa torcida se organiza em todos os realitys, escolhe um pra torcer e quer fazer desse escolhido o vencedor, já virou querrinha de torcidas da net, pra ver qual a torcida mais forte.
    Qto ao Gran Hermano na Espanha estou de acordo, foi uma covardia o que fizeram com Noemi. Mas em tempo, aqui temos participantes e nao concursantes, termo utilizado lá na Espanha, nao temos pq copiar.
    Se existe manobra, já vem acontecendo desde a primeira ediçao. Temos que entender tambem que a maioria do publico que vota é jovem, que tem por mania criar idolos.
    Voltando a Nicole x Viviane, esse é o embate desta ediçao.
    Porque Nicole quis assim, foi pra guerra desde o inicio, está de protagonista desde sempre, Viviane estava na sombra de Gretchen, nao se mostrou para o jogo, achou que iria se perder qdo a "ex-chacrete" saiu. Mas aconteceu o contrario, Viviane se mostrou mais e até tenta aproximaçao com Nicole.
    Resumindo, nessa guerrinha de torcidas, nem sempre o melhor participante ganha, nao exite imparcialidade e sim fanatismo.
    Hoje Nicole está na roça disputando com Penélope, pergunto: Por que deixar Penélope no jogo, se a grande expectativa é Viviane x Nicole na final? Que vença a melhor, que vença a torcida mais aguerrida entra as duas, e nao esse medo antecipado da torcida de Viviane querendo eliminar Nicole precocemente pra evitar perigo na frente. E vice-versa pra torcidas.
    A produçao manipula, cria as regras, é obrigaçao dela, rola milhoes nesses jogos, e a torcida vai atras se quiser. Infelizmente ja tem profissionais nas torcidas fazendo acordo com participante pra torna-los vencedores, se estao levando participaçao no premio, o tempo vai dizer.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  5. A toricada da Viviane nao decide nada quem decide é a Massa que nao participa de fa-cludes mas vota de acordo com o que acontece na semana ou com quem esta na roça.

    KP

    ResponderExcluir
  6. Não vejo o blog torcendo pela Viviane e sim o autor dos textos do opinião. Pelo que entendi é uma parte do blog aberta a comentaristas mais experientes e de boa fluência na escrita, afinal, bom português faz bem pra todos.
    Acho que se o blog em si fosse a favor da Viviane não publicaria os apoios a Nicole. Sei lá, é meu ponto de vista.
    Eu não tenho nada contra a Viviane mas torço muito pela Nicole. Acho ela mais sincera. #FicaNicole #ForaPenélope

    ResponderExcluir
  7. Não existe torcida organizada que supere a chatice da Penélope, jamais imaginei que ela fosse uma pessoa tão insuportável.

    ResponderExcluir
  8. Vinícius Roque02 agosto, 2012 15:04

    Sou fã de Reality Show, e na minha opinião o merecedor do prêmio final deveria ser o participante q se destacou no programa. Nesse quesito, tivemos ótimos vencedores em 2011, como a Maria no BBB 11 e a Joana Machado n'A Fazenda 4.
    Já o ano de 2012 começou mto mal com a vitória d Fael. Ele nao acrescentou nada ao programa, foi apático a maior parte do tempo. Para mim, o vencedor ideal para o BBB 12 deveria ser o Jonas ou Yuri q se destacaram no programa pelo excelente jogo q fizeram.
    A propósito, mtos se esquecem q um Reality Show nao passa d um jogo e nao um programa d caridade. Nao concordo em torcer por alguem pq ela é pobre e precisa do dinheiro, tem mta gente em situaçao pior q esse pessoal dos realitys (por exemplo, eu ^.^).
    Em se tratando d um jogo, cada um faz o melhor jogo q pode. E nessa Fazenda 5, na minha opinião, a melhor participante é a Nicole, uma vez q ela se destacou pelas confusoes q causou, pelo modo d falar.
    Parece bem evidente q a Viviane se consagrará vencedora dessa ediçao, oq ajuda com q esse ano tenha péssimos vencedores. Para mim, Viviane e Fael se encontram no msmo patamar, 2 participantes q nao se destacaram na ediçao e se tornaram favoritos por motivos torpes, q nao tem absolutamente nada a ver com oq o programa se propõe a realizar: UM JOGO.
    Mta gente diz q a Penélope é duas caras e tals... discordo totalmente. Ela preferiu 'abaixar a bola' na tentativa d conseguir durar mais tempo no jogo. Isso nao é ser falso, é ser estrategico. E parabens pra ela, pq deu mto certo. Ela conseguiu sobreviver até aqui sem ser indicada em nenhuma roça.
    E nao acredito q isso esteja errado, eles estao em um jogo, tem mais é q jogar msmo. Falso pra mim e chegar lá e dizer q nao está jogando. Esse suposto 'nao jogar' é a estratégia q a pessoa escolheu para jogar o jogo... rsrsrs. A partir do momento q vc segue as regras do programa, participa das provas e das votaçoes, vc ESTÁ SIM jogando. A diferença é a estratégia q vc vai seguir, seja ela individual ou em grupo.
    Essa é a roça mais difícil pra mim. Torço tanto pela Nicole como pela Penélope. Acredito q as duas sao as maiores jogadoras restantes no programa. Infelizmente uma delas sairá hoje, e nao consigo escolher entre uma delas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Apoiadíssima com louvor.
      É muito triste assistir um Reality já sabendo quem será o vencedor,mas o Esquema Vivi já tava armado desde que começou.
      No próximo Reality alguém vai se fazer de vítima,criticar um ex onde tirou muito proveito dele e queimar a vida do cara na tv e prometer lucros pra alguma escola de samba se os milhares de participantes votarem nela.
      O jôgo tá tão nojento que os fanáticos não só torcem doentementes e idolatram seu ídolo,como humilham e fazem campanha contra os ídolos dos outros. Ridículo.

      Excluir
  9. Li esse post duas vezes...
    ... e não entendi nada.
    ...
    ...

    ResponderExcluir
  10. lendo o popst só posso chegar á uma comclusão o Votalha não tá sendo imparcial ao análisa os participantes da fazenda 5 tá na cara que vc é simpatizante da viviane o que não tem nada demais nisso mais nos poupe de tanta hipocrisia ao falar sobre Nicole Balhs que sem duvidas nenhuma é a grande merecedora de levar 2 mihões pra sua conta no banco por fazer desse programa bom de se ver

    Gil

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se foi bom pra vc, pode não ter sido pra mim. Nicole não merece ganhar. Fez tipo o tempo todo, caindo em contradição varias vezes. Arrumou a briga e agora vem dizer que Viviane a persegue. Ah, me poupe ! Cada uma! Sou obrigada a ler esses comentários o tempo todo falando de mal humor, e do qto Nicole é alegre e verdadeira. Aff , depois os fanáticos são os torcedores da Vivi.

      Excluir
  11. Boa noite!
    Parece até que estamos praticando telepatia. Você trouxe à escrita, todo o meu raciocínio (pensamento, dedução). Até tentei expor minhas conclusões, porém percebi que meu comentário estava muito longo e que pudesse até por postar "asneiras". Mas, para minha felicidade, ao entrar no blog, me deparo com tudo aquilo que exatamente pretendia dizer. Ops!Escrever.
    Estava até pensando em prolongar o assunto, com mais uma observação, fato ocorrido ontem, dentro do horário do programa. Porém, lendo os comentários postados, prefiro "ficar na minha", já que poucos entendem, ou fingem não entender os textos aqui apresentados.
    E, por falar em texto, esta palavrinha me fez recordar uma professora de Português que na época a considerava chata demais; vira e mexe, lá vinha INTERPRETAÇÃO DE TEXTO... Hoje, mais do que nunca, a agradeço por tanta chatice.
    Paz e Luz a todos!

    Olivia RC

    ResponderExcluir
  12. Post ridículo. Podia ficar sem essa, hein Votalhada!

    ResponderExcluir
  13. Essa briga de torcida atrapalha os reality e principalmente essa historia de deixarem torcidas compradas aqui fora,isso acaba tirando as pessoas que poderiam render antes da final. Gisele BBB8 colheu aquilo que fez por todo o BBB dormir e se esconder. Noemi colheu exatamente aquilo que plantou mentira, engano, o publico brasileiro tem uma imagem completamente errada sobre ela porque só conheceu aquela mulher sorridente e sem compromisso com jogo por 5 dias. No GH ela mostrou quem era realmente e por isso foi eliminada, não saiu antes porque era interessante para o GH mante-la para ter polemica. Vamos ver agora o que dá na Fazenda

    ResponderExcluir
  14. Adorei o texto, muito bom!! Realmente a Record tende pro lado da Nicole e menospreza a Vivi !!! Também a Nicole a cada dia que passa seduz mais e mais a produção com suas trocas de roupas que a deixam quase nua, é quase um strip tease!!!
    Sou torcedora da Vivi e ela tem tudo pra ganhar; torcida, carinho e votos!
    É o que os torcedores da Nicole não se conformam, pois sabem que Vivi é a preferida, aí se tornam folgados e arrogantes.
    Mas o carinho da torcida da Vivi Campeã supera tudo!!

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.