24 julho 2012

IMPRESSÕES: encerrando a discussão a respeito de opinião


Numa tentativa de encerrar esta discussão a respeito de opinião, vou deixar bem clara a minha posição.


De posicionamento e opinião


01 - Toda e qualquer pessoa tem direito à sua, independente e livre.
02 - Nenhuma precisa ser contrária ou coincidente com a minha.
03 - Ninguém é dono da verdade absoluta.
04 - Todos são donos do(a) própria e de suas verdades.
05 - Todos têm direito de discordar da alheia.
06 - Todos têm dever de respeitar sem desapreço a alheia.
07 - Toda opinião acrescenta e todo desapreço suprime.
08 - Não estão sujeitas ao direito autoral.
09 - Não são negociáveis em bolsas de valores.
10 - Revogam-se todas as disposições em contrário!.


Além disso, não se pode obrigar qualquer pessoa a mudar de opinião. Será preciso convencê-la. Alguém diria que tudo o que se disse até aqui são coisas óbvias, mas o óbvio precisa ser lembrado tanto quanto o que não é muito evidente, como certamente diria o grande jornalista e dramaturgo Nelson Rodrigues, um verdadeiro apóstolo do óbvio, já falecido.


Este tema vem a calhar porque, além das minhas, catarei opiniões de outros blogueiros que tratam de Reality shows para montar o retrato dos próximos contendores da roça que será formada hoje e amanhã. Evitarei os pontos de vista dos sites de maior repercussão e dos que são especializados em TV, porque tendem a considerar os RS´s como shows de entretenimento pura e simplesmente como os demais e esta não é a nossa posição. O site d´A Fazenda será pesquisado para ilustrar pontos de vista.


Damos destaque aos Realities por considerarmos ser um entretenimento especial, que congrega milhões de aficionados no Brasil e no resto do mundo. As fileiras dos apreciadores e fãs só tem crescido nos últimos dez ou pouco mais anos a partir do primeiro Big Brother levado ao ar pela TV na Europa. Depois que se pensou em fazer novelas sem scripts vivenciadas por pessoas reais ao invés de atores e atrizes profissionais seguindo um roteiro pré-estabelecido, ainda não surgiu nesse campo melhor idéia desde então.


O interessante nisso é que a representação de papéis é execrada até por quem não é aficionado e esta é uma das  razões para o sucesso de tal fórmula. O desafio da audiência consiste em identificar quem está atuando ou fingindo ser o que não é na sua realidade cotidiana. Porisso é que é preciso minar a resistência psicológica dos concursantes, para que eles se distraiam e deixem transparecer suas reais personalidades e seus caracteres.


Isso implica que jogar, para o concursante não é adequado, embora seja permitido e, o dever dos realizadores é mostrar isso, ao invés de incentivar, aplaudir ou esconder. Também não é adequado criar e alterar regras em "pleno vôo" ou estabelecer procedimentos que só serão conhecidos a posteriori, dando margem a tramóias ou desconfianças de falta de lisura. Coisas desse tipo tendem a mover a preferência do público para aqueles que ela julgar prejudicados ou a rejeitar os beneficiados pelas medidas suspeiras.


Não há nenhuma justificativa razoável para manter a audiência na ignorância do que vai acontecer e ninguém gosta de ser surpreendido por simples sensacionalismo. A mídia, em geral, não dá cobertura para este tipo de atitude e isso não atrai audiência na medida esperada pelos realizadores. Acredito até que, sabendo o que vai acontecer na hora da votação, haverá um interesse maior em saber com quem o fato conhecido a priori irá acontecer. A única justificativa razoável que me ocorre é a desconfiança dos diretores quanto ao seu próprio pessoal, no sentido de que podem trair o segredo aos concursantes ou tentar influenciar a audiência em relação aos seus preferidos no reality, mas essa segunda hipótese já aconteceria independentemente disso.


A audiência não precisa ser psicologicamente pressionada pelo programa e nem enganada ou direcionada em qualquer direção. Além de ser inócuo, é prejudicial ao próprio programa. É preciso ter em mente que quem está sendo julgado são os concursantes e não o público, que está no papel de juiz, no caso em tela. PRECISA SER ESCLARECIDO TAMBÉM QUE A ESTAÇÃO E OS DIRETORES DA PRODUÇÃO TAMBÉM ESTÃO SENDO JULGADOS, embora não queiram ou ignorem.


Não estou dizendo que tais coisas ocorreram, mas estou advertindo e chamando a atenção para que não nos enganemos na hora de decidir quem deve ou não ser eliminado do concurso. Sei que quase todos, senão todos os concursantes, têm suas torcidas cativas já desde antes de começar o programa, mas existe uma "maioria silenciosa" bem conhecida dos políticos e que, no nosso caso, não é constituida de aficionados e fãs e que, praticamente, somente assiste o programa ao vivo da TV aberta, além de, talvez, outros programas do canal que falem sobre o assunto, .


Este segmento da audiência votante é suscetível de influências e manobras através de vídeos tendenciosos. O canal sabe disso e direciona a eles os vídeos e as falas do apresentador e é nessa hora na qual podemos verificar se está havendo isenção, justiça e lisura por parte dos realizadores. Mesmo que consigam seus intentos hipotéticos e eles sejam desonestos, seria apenas uma batalha perdida, mas não a guerra, a qual nesse caso só vai ser decidida na última batalha, na final. Atentem para o detalhe de que o programa nunca é direcionado para os aficionados. Alguém sabe porquê? Em um futuro comentário eu lhes direi e a resposta é simplérrima. Aguardem, pois.


É nessa hora que a "porca torce o rabo" e a "giripoca pia". Essa história de chamar os concursantes de peões é evitada por mim, justamente porque dá a idéia de um jogo de xadrez, onde, não por acaso. os peões são as peças de  menor status, além de ser um jogo que envolve atenção, concentração e muita, mas muita estratégia mesmo. Se o canal ou o apresentador enaltecer o jogo de alguém, penso que devemos eliminar quem joga ou quem mais está jogando, segundo o nosso próprio critério, sem levar em conta a indução, por mais abalizada que seja.


Tudo o que falei acima foi em tese. Não há nenhuma denúncia ou acusação de desonestidade a quem quer que seja, ou falta de lisura ou improbidade. Toda a lenga-lenga foi na base de muitos "se se", no campo das hipóteses. Tudo isto é apenas parte do que penso a respeito de Reality Shows (e em especial os baseados nos formatos da Endemol ou similares) e seus realizadores. É a minha opinião sem desmerecer a de quem quer que seja. Quem pensar diferente ou em contrário, espero que me convença e, em sendo assim, mãos à obra!


Frank Killer - @frankkiller04
frankkiller@votalhada.com.br


   

22 comentários:

  1. Aplausos... Milhões de aplausos para vc. Tenho passeado por muitos blogs que comentam RS, principalmente A Fazenda, e muitos, ao invés de apaziguar, incentivam mais à violência verbal e até mesmo moral daqueles que não são seus preferidos. Os blogueiros que se dizem graduados em muitas faculdades, formados nisto e naquilo, etc e tal, têm sido os piores. Parabéns pelo seu posicionamento e esclarecimento sobre opiniões adversas.
    Olivia RC

    ResponderExcluir
  2. Não querendo mudar a opinião de ninguém sobre ser a favor ou contra os "jogadores", só queria deixar uma pergunta ao pessoal que é contra os "jogadores": vocês assistiriam um programa que se resumisse a pessoas apenas comendo, dormindo, cuidando de animais da fazenda e conversando tranquilamente 24 horas?

    ResponderExcluir
  3. Querido amigo responsável pela votalhada:
    Sou blogueira.Mas não comentarei mais o bbb da rede esgoto de televisão. E estou completamente desmotivada em relação à Fazenda ou qq outro RS.
    Enjoou, sabe? É muita agressão rolando nos comentários e até entre certos blogueiros.É sempre o repeteco do replay..rsrsrs
    abração
    Jane

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, perfeito!! Na minha modesta opinião, vejo um blog especificamente liderado por um senhor, incitando a violência pedindo para as pessoas votarem em todas as enquetes pra sua escolhida. Usa palavras chulas, apelidos feios, e o pior bloqueia todos os comentários contrários a sua opinião. Em relação a Record , sinceramente vejo, uma forçação desnecessária pra enfiar- nos guela abaixo uma participante. Assisto ao vivo pelo R7 e nas edições fico passada com as coisas que vejo. Ainda acho que apesar dos pesares, o BBB ainda é mais fiel com a realidade nas edições. Os blogueiros e sites deveriam ser imparciais, mas o que vejo é uma guerra de ofensas a participantes e a torcedores. Um abraço. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sandra.
      Desculpa mas não entendi a que blog estás te referindo muito menos a quem.
      Abraço.

      Excluir
    2. Eu sei a quem ela se refere e nem vale a pena querer saber, amigo.É assim mesmo que nem ela falou.Só discordo que bbb é fiel.Aquilo se tornou um circo de horrores minimamente morais.bjk

      Excluir
    3. Nem precisa saber amigo.Eu sei de quem ela está falando e é assim mesmo.Prefiro ver meu blog esvaziando a ter que estar nesta vibe nauseante...

      Excluir
  5. Realmente essa troca de agressão entre as pessoas na internet é ridícula, como se o resultado do programa fosse mudar muita a vida delas. É só entrar no Uol e ver os comentários, os participantes contrários à torcida das pessoas são chamados de tudo, coisas que prefiro nem comentar. E talvez esses comentários que tenham me deixado com tanto nojo da torcida da Viviane, porque a maioria dos xingamentos baixos vêm dessa torcida que torce fanatica e cegamente. Falo isso, pois a torcida dela ataca mais em massa, mas as demais torcidas agem da mesma forma terrível, fazendo com que eu esteja pegando nojo de todas aos poucos hehe. Não entendo porque as pessoas não conseguem torcer de maneira saudável e civilizada, trocando argumentos ao invés de ofensas. Por isso, só tenho visitado dois blogs, onde considero os comentários menos ofensivos e o pessoal mais centrado ao argumentar, sem chamar ninguém de Vivíbora nem de Nicobra como vejo por aí.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Ricardo. Em vez de se divertirem os torcedores brigam, se ofendem.
      Ainda não entendi a quem Sandra, comentário das 13:19 está se referindo.
      Se é coisa que o Votalhada não tem é, como ela diz, incitação a violência e pedido de votos para qualquer tipo de participante.
      Todos os participantes da Fazenda possuem GRANDES defeitos e algumas qualidades.
      Engana-se quem pensa que eles foram escolhidos para participar do programa pelas qualidades.
      É obviamente claro os defeitos de cada um e as torcidas se fazem de cegas só enxergando os problemas dos outros.
      Abraço.

      Excluir
    2. Essas agressões gratuitas, só afasta as pessoas de um bom divertimento, conversas bacanas, acaba que todos saem perdendo!
      Sempre venho aqui ler o Votalhada e gosto e respeito tanto que o tenho nos meus links de amigos preferidos!
      Desejo que esse desabafo sirva de reflexão para todos os Blogueiros.
      abraço a todos

      Excluir
  6. Sou Sandra do comentário acima. Como é de conhecimento de todos que andam pela Net, achei que vc saberia de quem estou falando. Ele se chama Homero ( fator Psi). Torce descaradamente por Nicole, e fala horrores de Viviane. Para esse sr que deve beirar os 60 anos, não existe educação e respeito ao próximo. Usa seu blog pra incitar a violênca, pedindo sangue nos olhos contra Viviane. É um horror ! Toda vez que leio seus posts e comentários sinto calafrios com tanta maldade e desrespeito. A internet é um veículo de massa, e acho no mínimo irresponsável alguém usa- lá desta maneira. Um abraço. Sandra

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sandra.
      Que susto! Achei que estavas te referindo ao Votalhada...
      Vou procurar o blog a que te referes para conhecê-lo.
      Abraço.

      Excluir
    2. Concordo com Sandra. Conheci o blog do Homero, no final da edição BBB9. As conversas eram saudáveis naquela época. Depois, não entendo por que, ela caiu nessa baixaria toda. Não posto e nem passo mais por lá. Não tem condições. Da última vez que li seus posts (Homero), calafrios são poucos de sentir. Um ambiente pesadíssimo, energia muito negativa.
      o link do blog é este:
      http://fator-psi.blogspot.com.br/

      Olivia RC

      Excluir
  7. Se tem um blog que leio e acompanho sempre é vcs. Adoro participar das enquetes e ver as parciais de votação. Vcs fazem um trabalho saudável pra quem os lê. Desculpe- me se não me expressei direito no primeiro comentário. Jamais falaria algo ruim de vcs. Pelo contrário, indico aos amigos. Abraços. Sandra

    ResponderExcluir
  8. acho o programa tendencioso, a edição mostra aquilo que quer, que lhe convém, dá ibope, tudo que repercute dá ibope, e é isso que eles querem.
    se esquecem que a vida dos familiares e deles próprios podem decolar ou cair, conforme é mostrado ao público. ex: eles colocam o vavá como o chato o preguiçoso ou o vilão desse reallyti, acho isso muito perigoso, e injusto.
    pois ele faz tudo que é preciso, assim como os outros.
    tudo que é colocado na mídia, grande parte das pessoas crêem e já fazem sua análise.
    acho que todos alí tem suas qualidades e suas fragilidades, seus defeitos.
    uns são mais estratégistas e inteligentes do que outros.
    gostam de ofender o outro e cutucar pra desestabilizar.
    eu tenho o meu preferido, não é nenhum desses dois participantes, que a torcida está a ponto de enloquecer.
    acho que perde a graça, quando a torcida começa idolatrar demais um participante, mas acho que todos alí são merecedores.

    ResponderExcluir
  9. Boa tarde,
    Achei excelente seu post e concordo principalmente quando cita que opniões se diferem, e as pessoas precisam se educar e respeitar gostos opostos.
    Na internet, principalmente donos de Blog's tem obrigação de tratar a todos muito bem.
    a INTERNET para algumas pessoas virou meio de confusão e brigas, maldade e até cruel...algumas pessoas se escondem no anonimato para infringir as menores regras da boa educação até beirar ao ridiculo e cinismo!
    Deixo aqui nosso apoio ao Votalhada, que admiro há muitos anos!!!
    Falou tudo que precisavamos e que outros espaços compreendam que muitas pessoas pararam de comentar por conta de baixarias...lamentável!
    www.pontocheguei.com

    ResponderExcluir
  10. Gente, acho estranho pessoas falarem mal dos RS, mas assistem, tanto é que comentam nos blogs. Acho estranho pessoas falarem mal dessa ou daquela torcida, se tbém torcem por alguém e alguns até fazem campanha. Toda unanimidade é burra, disse o sábio Nelson Rodrigues. Tem gente que torce pela Viviane e eu sou uma dessas pessoas. Tem gente que torce pela Nicole. Tem gente que torce por alguns dos demais participantes e daí. Acho isso salutar, democracia. Eu não torço pela Nicole mas não entro aqui e falo mald ela, ou muito menos tento convencer as pessoas a torcerem por esse ou aquele participante. Cada um, cada um. E é como alguém disse acima, a nossa torcida não muda o resultado. Podemos sim usar o voto, talvez assim consigamos o que queremos, que é ver quem nós trocemos no topo e ganhando o prêmio. Gosto da Fazenda, gosto do BBB, mas não mudo meu planejamento de vida nem meus hábitos por conta disso. Se tô em casa e disponível, assisto, se posso, voto, mas tudo de longe, saudavelmente, sem desmerecer ninguém, até pq só um vai levar o prêmio maior.
    Fiquem bem, se amem, não se amassem...rs...
    Boa noite
    Mariana

    ResponderExcluir
  11. UM BLOG QUE SE PROPÕE A VEICULAR ENQUETES, NÃO PODE SER OPINATIVO. NÃO PODE TER OPINIÃO... AGORA PODE O IBOPE SE POSICIONAR? FAÇA-ME O FAVOR...

    ResponderExcluir
  12. UM BLOG QUE TEM A PROPOSTA DE VEICULAR PESQUISAS, NÃO PODE SE DAR AO LUXO DE TER OPINIÕES. SE QUISER OPINAR, CRIE OUTRO BLOG COM OUTRA PROPOSTA. PERDE A CREDIBILIDADE. AGORA IMAGINA O IBOPE DANDO OPINIÕES, SERA O FIM DA PICADA. É PERDA DE FOCO!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roberto, obrigado por sua "GRITANTE" participação.

      Então, sobre o comentário:
      1. O Votalhada pode ser opinativo sim. Pode ter opinião sim. Pode ser e ter o que quiser.
      2. O Blog pode "se dar o luxo" de qualquer coisa sim. Onde está escrito e registrado a PROPOSTA do Blog? E mesmo que estivesse... posso mudar quando quiser.
      3. Meu amigo, IBOPE? Não sei se fico lisonjeado com a comparação ou morro de rir da piada...
      4. Se amanhã ou depois eu achar que me divirto mais (sim, o Votalhada é pra se divertir) vendendo bananas, vou vender bananas.
      5. Feio isso de escrever em caixa alta. Gritar pra que?
      6. Sem querer ser grosseiro: O Blog é meu.

      PS. Não seria mais interessante dar uma "cuidada" no teu blog, o dartanhanecia.blogspot.com.br?

      Excluir
  13. Interessante como existem pessoas que do nada se sentem capacitadas a julgar a honestidade e credibilidade de outros sem ter nenhum conhecimento de quem sejam esses outros.
    Mais interessante ainda e ver que existem pessoas que se leem algo que não concordam ou acreditam já saem "acabando" com tudo, ofendendo e xingando.
    Bem mais interessante e positivo seria participar do debate e defender seu ponto de vista tentando mostrar o porquê de sua opinião ser a mais correta.
    É tão mais fácil participar, divertir, alegrar, elogiar, rir, brincar e outros verbos tantos. A saúde mental agradece!
    “Seja a mudança que você quer ver no mundo.” (Dalai Lama)

    ResponderExcluir

ATENÇÃO:

O Votalhada é um blog para AMIGOS do Votalhada. Pode criticar, pode não concordar mas educação é fundamental. Não perca seu tempo.

#SemPolítica #SemOfensas #SemMAIÚSCULAS #SemBabacas

Pessoal, qualquer comentário com conotação política, que cite nome de qualquer candidato ou termos que lembrem candidatos, governo atual ou passados, NÃO SERÃO MAIS LIBERADOS. E Militância de qualquer espécie também.

Comentários de visitantes que não conectam suas contas e que aparecem como Desconhecido (Unknown) só serão publicados quando se referirem a postagem ou em apoio a outro comentário. Críticas a outros comentaristas não serão aceitas com esse nome de usuário.

Textos com muitos erros gramaticais e/ou digitação ou ainda sem compreensão, não serão publicados.

LEMBRE, depois de postar fica gravado para sempre. Mesmo que você exclua, a mensagem enviada pelo sistema para o moderador (com o texto postado) não desaparece.

LEIA AS REGRAS:
http://votalhada.blogspot.com.br/p/comentarios-regras.html


Grato.